20 de Outubro

A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 3 e 15

Evento ao vivo


18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Geisa Paganini de Mio

Descrição

Após um longo e difícil processo de seleção, diante de mais de 80 inscrições, foram selecionados 51 projetos/planos que representarão a arquitetura e o urbanismo Brasileiros na publicação “Guia IAB para a Agenda 2030”. O evento reunirá cada um dos projetos escolhidos pela Comissão Editorial. Foram selecionados três projetos/planos por ODS - para dialogar sobre suas experiências dentro de cada ODS e os desafios de projetar em tempos de pandemia, com moderação de especialistas em cada tema. Os projetos/planos que representarão os 17 ODS no Brasil foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs.

Moderação

Camila Amaro
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela FAU-UnB (2011). Doutora em Tecnologias Ambientais pela UFMS (2019). Docente e membro do Colegiado na Universidade Anhanguera-Uniderp, nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo (2013 - atual). Docente nas pós-graduações de Conforto Ambiental e Sustentabilidade e de Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Uniderp (2019 – atual).

Painelistas

Ramiro Levy
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e urbanista com experiência internacional em desenho urbano, planejamento, participação e elaboração de políticas urbanas. Liderou equipes multidisciplinares no setor privado e público com foco em espaços livres, mobilidade, desenvolvimento urbano e saneamento. É cofundador e coordenador na Cidade Ativa. Desde 2019 coordena estratégias urbanas na Prefeitura de Westminster (Londres).

George Almeida
Arquiteto – Brasil
Arquiteto, pela UFBA (2006). Idealizador do studio soteropolitano 360arquitetura, atuando em projetos de escalas e programas diversificados. Foi colaborador na revista italiana Progettare e na plataforma Mobilize Brasil, iniciativas que seguem o fluxo do projeto a ser apresentado, de democratização da A&U, para além dos muros do studio. O Doce_SSa foi exposto no CBA 21, premiado pelo IAB BA.

Joana Gonçalves
Arquiteta – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela UFRJ, Mestre pela AA Graduate School e Dra. pela FAUUSP. Orientadora dos programas de pós-graduação Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP e Architecture and Environmental Design, School of Architecture and Cities, University of Westminster, Londres. Professora da Architectural Association School of Architecture, Environmental Technical Studies, Londres.

Eduardo Pizarro
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutor pela FAUUSP. Professor da Universidade São Judas. Pizarro é Embaixador do LafargeHolcim Awards e já desenvolveu pesquisa na Architectural Association Graduate School, em Londres, e na ETH, em Zurique. Ganhador de prêmios como o Jovem Cientista (Brasília, 2012) e o LafargeHolcim Forum Student Poster Competition (Detroit, 2016).

Brasil

Organização

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Comissão de Política Urbana

Parceiros

Cities Alliance
APlanet
Observatório Metropolitano ODS