29 de Outubro

A AGENDA 2030 NA ARQUITETURA E URBANISMO BRASILEIRO: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA – ODS 13 E 14

Evento ao vivo


18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Descrição

Após um longo e difícil processo de seleção, diante de mais de 80 inscrições, foram selecionados 51 projetos/planos que representarão a arquitetura e o urbanismo Brasileiros na publicação “Guia IAB para a Agenda 2030”. O evento reunirá cada um dos projetos escolhidos pela Comissão Editorial. Foram selecionados três projetos/planos por ODS - para dialogar sobre suas experiências dentro de cada ODS e os desafios de projetar em tempos de pandemia, com moderação de especialistas em cada tema. Os projetos/planos que representarão os 17 ODS no Brasil foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs.

Moderação

Patrícia Menezes
Cofundadora da Rede ODS Brasil – Brasil
Desde 2013, atua com a Institucionalização e Gestão do Conhecimento das Agendas de Desenvolvimento da ONU na Administração Pública. Coordenou a implementação das Agendas na Prefeitura de Barcarena/PA. Atualmente é Diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará. Cofundadora da Rede ODS Brasil.

Painelistas

Guilherme Ortenblad
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Em 2010 fundou a Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, empresa referência em Placemaking e soluções para cidades, vencedora de prêmios e concursos públicos em projetos urbanos, e responsável pela implementação e disseminação dos parklets no Brasil. Integra o Instituto a Cidade Precisa de Você, uma associação interdisciplinar que investiga o direito à cidade e processos participativos na construção.

Lucas Lavechia
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-Graduação em Estudos Brasileiros na FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Servidor público, atualmente está como coordenador de projetos e obras na SVMA - Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

Newton Massafumi Yamato
Arquiteto e Urbansta – Brasil
Atua como arquiteto e urbanista na elaboração de projetos em parceria com profissionais de diferentes especialidades, tendo recebido prêmios e menções honrosas em bienais de arquitetura e concursos, além de ser professor de urbanismo e parte da direção pedagógica na Escola da Cidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo até 2015, tendo participado ainda da sua criação em 1999.

Tania Regina Parma
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Atua como arquiteta e urbanista em parceria com profissionais de diferentes especialidades, tendo recebido alguns prêmios e menções honrosas em bienais de arquitetura e concursos.

Rossella Rossetto
Arquiteta e Urbansita – Brasil
Arquiteta e urbanista com especialização na Universidade de Roma (1982), mestrado (1993) e doutorado pela FAUUSP (2003). É do Conselho Superior do IAB, do Conselho dos ODS de São Paulo e conselheira do CAU/SP. Trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Urbano/ PMSP. Compôs a equipe de redação do Plano Diretor Estratégico de 2002 e 2014.

Brasil

Organização

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Comissão de Política Urbana

Parceiros

Cities Alliance
APlanet
Observatório Metropolitano ODS