27 de Outubro

A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 1 e 11

Evento ao vivo


18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Rodrigo Marques

Descrição

Após um longo e difícil processo de seleção, diante de mais de 80 inscrições, foram selecionados 51 projetos/planos que representarão a arquitetura e o urbanismo Brasileiros na publicação “Guia IAB para a Agenda 2030”. O evento reunirá cada um dos projetos escolhidos pela Comissão Editorial. Foram selecionados três projetos/planos por ODS - para dialogar sobre suas experiências dentro de cada ODS e os desafios de projetar em tempos de pandemia, com moderação de especialistas em cada tema. Os projetos/planos que representarão os 17 ODS no Brasil foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs.

Moderação

Claudia Pires
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta urbanista, especialista, mestre e doutoranda em Planejamento e Regional. Professora e Ex-Presidente do IAB, Conselheira e co-Coordenadora da Comissão de Política Urbana do IAB e GT ODS. Colunista da CBNBH.

Painelistas

Guilherme Ortenblad
Arquiteto e Urbanista – Brasil
É graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie e TU/Eindhoven (Technische Universitait Eindoven, Holanda). Com anos de experiência atuando para criar cidades inteligentes, sustentáveis, e mais humanas, participou de diversos projetos e debates sobre temas como o protagonismo e o impacto dos automóveis no nosso habitat e modo de vida, infraestrutura e desenho da cidade.

Julia Reis
Arquiteta e Urbanista, Estúdio Lava – Brasil
Julia Reis é fundadora do Estúdio Lava, atua na área de arquitetura, projeto urbano e paisagem. Trabalhou na SMDU de São Paulo (2013) e atualmente cursa o mestrado “Emergency and Resilience” na IUAV em Veneza. Junto à Lava, recebeu o 2º Prêmio no Concurso de Reurbanização do Centro de Conde (2018) e o 1º Prêmio na Convocatória LALI com o Plano Integrado de Desenvolvimento Local da RDSD (2019).

Lucas Bueno
Arquiteto e Urbanista, Estúdio Lava – Brasil
Lucas Bueno é fundador do Estúdio Lava. Colaborou no Plano de Espaço Público de Bucaramanga (2017), e no Plano Integrado de Desenv. Local (2018), ambos 1º Prêmio no Congresso LALI (2019). Obteve 1º Prêmio no Concurso Santiago Ecologias Emergentes (2016) com Mapas Arquitectura y Territorio, e 2º Prêmio para Reurbanização do Centro de Conde (2018). Se dedica à pesquisa em Espaço Público e Paisagem.

Cláudia Melo
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1990), doutorado em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração em Produção e Gestão do Ambiente Urbano pela UFF (em curso, início 2017), especialização em Gerenciamento e Planejamento das Parcerias na Regularização de Assentamentos Informais pelo Institute for Housing and Urban Development Studies - IHS, Holanda.

Jeferson Tavares
Coordenador do Grupo PExURB – IAU-USPBrasilArquiteto e Urbanista, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP. Autor dos livros Projetos para Brasília: 1927-1957 (IPHAN-DF, 2014) e Planejamento Regional do Estado de São Paulo: Polos, Eixos e a Região dos Vetores Produtivos (Annablume, 2018). Líder do Grupo PEx-URB (Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo) e coordenador nacional do Laboratório de Experiências Urbanísticas (LEU).

Jordana Zola
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com atuação voltada para os processos de infraestruturação urbana. Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário SENAC. Arquiteta Titular em Transversal EAU, onde desenvolve projetos de arquitetura e estudos técnicos para reestruturação urbana, premiados em diversas ocasiões.

Natália Magaldi
Coletivo MOB – Brasil
Arquiteta e Urbanista com especialização em Projetos Sociais e Políticas Públicas e certificação internacional em Gestão de Projetos Sociais. Trabalhou no Governo do Distrito Federal desenvolvendo programas, políticas e projetos voltados para a ciclomobilidade no DF. É Cofundadora e presidente do Coletivo MOB.

Cid Blanco Jr.
Apresentador – Brasil
Arquiteto e Urbanista pela FAU USP, mestre pelo IAU EESC/USP e doutorando pela Universidade de Lisboa. Consultor sênior em desenvolvimento urbano sustentável, governança e políticas públicas. Representante do IAB na Comissão de Acompanhamento dos ODS da UIA e coordenador do Observatório Metropolitano ODS (METRODS).

Brasil

Organização

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Comissão de Política Urbana

Parceiros

Cities Alliance
APlanet
Observatório Metropolitano ODS