22 de Outubro

A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 5 e 8

Evento ao vivo


18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Rodrigo Marques

Descrição

Após um longo e difícil processo de seleção, diante de mais de 80 inscrições, foram selecionados 51 projetos/planos que representarão a arquitetura e o urbanismo Brasileiros na publicação “Guia IAB para a Agenda 2030”. O evento reunirá cada um dos projetos escolhidos pela Comissão Editorial. Foram selecionados três projetos/planos por ODS - para dialogar sobre suas experiências dentro de cada ODS e os desafios de projetar em tempos de pandemia, com moderação de especialistas em cada tema. Os projetos/planos que representarão os 17 ODS no Brasil foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs.

Moderação

Patryck Carvalho
Arquiteto e Urbanista (FNA) – Brasil
Arquiteto e Urbanista. Secretário de Políticas Públicas e Relações Institucionais da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA Brasil. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é arquiteto da Caixa Econômica Federal, lotado na Gerência Executiva de Governo de São Paulo.

Eleonora Mescia
Presidente FNA – Brasil
Presidente da FNA – Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (2020-2022). Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (1993-1998). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010-2012) . Superintendente de Habitação da SEDUR do Governo do Estado da Bahia (2011-2014). Arquiteta da Caixa Econômica Federal.

Painelistas

Beatriz Martinez
Co-fundadora do coletivo CoCriançaBrasilEstudante de graduação na FAU-USP e realizou intercâmbio na Accademia di Architettura USI. É co-fundadora do projeto CoCriança e colabora com o projeto A Casa de Açaí, desenvolvendo atividades de mapeamento com crianças de comunidades ribeirinhas no interior do Pará. Trabalha em parceria com o Casacadabra desenvolvendo jogos de tabuleiro que relacionam os temas criança e cidade.

Camila Sawaia
Co-fundadora do coletivo CoCriança – Brasil
Pedagoga pelo Instituto Singularidades e estudante de graduação na FAU-USP. É co-fundadora do coletivo CoCriança e realizou intercâmbio acadêmico com bolsa para realização de pesquisa na Universidade Politécnica da Catalunya. Integrante do GT Cidade, Infâncias e Juventudes do IAB-SP, trabalha no Instituto A Cidade Precisa de Você e como educadora no Espaço Puri Sementes.

Diego Viana
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Formado em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Interiores, premiado pela 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de SP 2011, teve projeto selecionado para a 15ª/16ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza. Foi sócio fundador e head de criação do escritório Urban Recycle, onde permaneceu até novembro de 2018 e se juntou a Floco em Dezembro de 2018 onde ocupa o cargo de Arquiteto sênior.

Maria Jocelei Steck
Arquiteta e Urbanita – Brasil
Formada pela FAU-PUCC. À frente da STECK ARQUITETURA. Procura projetar em consonância com os ODS nas mais diversas escalas: edifícios e espaços inovadores e flexíveis, cidades inclusivas e acessíveis e infraestruturas resilientes. Atua de maneira colaborativa, colocando os usuários no centro do processo. Atua como diretora na AsBEA-SP.

Flávio Tavares
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e Urbanista (UFPB), mestre Desenvolvimento Urbano (UFPE). Além da atuação na gestão pública, integra o Conselho Superior de Arquitetos do IAB e o Núcleo do BrCidades/PB, fomentando uma importante rede de discussão das pequenas e médias cidades Brasileiras.

Marcela Abla
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela PUC-Rio (2007). É copresidente de Políticas de Gênero do Instituto de Arquitetos do Brasil –RJ. Coordenadora de Urbanismo da Subsecretaria Executiva de Estado das Cidades. Membro Colaborador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Doutora em Urbanismo (PROURB- FAU/UFRJ, 2017).

Brasil

Organização

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Comissão de Política Urbana

Parceiros

Cities Alliance
APlanet
Observatório Metropolitano ODS