23 de Outubro

A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 6 e 7

Evento ao vivo


18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Marcela Garcia

Descrição

Após um longo e difícil processo de seleção, diante de mais de 80 inscrições, foram selecionados 51 projetos/planos que representarão a arquitetura e o urbanismo Brasileiros na publicação “Guia IAB para a Agenda 2030”. O evento reunirá cada um dos projetos escolhidos pela Comissão Editorial. Foram selecionados três projetos/planos por ODS - para dialogar sobre suas experiências dentro de cada ODS e os desafios de projetar em tempos de pandemia, com moderação de especialistas em cada tema. Os projetos/planos que representarão os 17 ODS no Brasil foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs.

Moderação

Carla Veras
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e urbanista formada pela UEMA (2003) Especialista em gerenciamento de projetos pela IPEMIG, pós graduanda em Master BIM (Building Information Modeling) pelo IPOG, doutoranda em Arquitetura e urbanismo pela Universidade de Lisboa. Sócia da Define Arquitetura e Construção desde 2005, Vice presidente do CAU-MA 2018-2020, Atual Presidente do IAB-MA, 2019-2021.

Painelistas

Yara Santucci
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Yara Santucci é arquiteta urbanista e paisagista (FAU Mack/92) em São Carlos SP. Especialista e Consultora ANAB-IBN em arquitetura sustentável e bioecológica. Diretora da CEDRO Sustentabilidade e Execuções, defende valores perenes, raízes culturais locais e imprime cunho educativo aos projetos realizados, polinizando práticas ecológicas e sustentáveis, indispensável ao progresso real da sociedade.

Natalia Gaspar
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista graduada e mestre pela FAUUSP. Atua desde 2009 como arquiteta urbanista, no desenvolvimento de projetos e na docência, e desenvolve pesquisas acadêmicas e profissionais sobre pré-fabricação, industrialização e adoção de tecnologias digitais.

Larissa Mendonça
Arquiteta e Urbanista (UFRJ), Orientadora Pós Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) – Brasil Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista – Unesp – Bauru, servidora pública do Município de São Paulo desde 2012. Atuou na Secretaria de Habitação durante cinco anos, onde trabalhou em coordenadorias diversas (Trabalho Social, Projetos e Planejamento). Atualmente coordena a equipe de Projetos e Obras da região Norte de São Paulo na Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Guilherme Ortenblad
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e urbanista. Em 2010 fundou a Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, empresa referência em Placemaking e soluções para cidades. Integra o Instituto a Cidade Precisa de Você. É graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie e TU/Eindhoven (Technische Universitait Eindoven, Holanda).

Eron Costin
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e Urbanista pela UFPR, sócio fundador do escritório Estúdio 41, premiado em dezenas de concursos públicos nacionais de arquitetura com destaque para o projeto da Nova Estação de Pesquisas Científicas do Brasil na Antártica.

Brasil

Organização

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Comissão de Política Urbana

Parceiros

Cities Alliance
APlanet
Observatório Metropolitano ODS