SOBRE O CIRCUITO URBANO

Cidades Inovadoras e Inclusivas

ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada para todas e todos. O ONU-Habitat está presente no Brasil há mais de 20 anos, com escritórios nas cidades do Rio de Janeiro e Maceió, atuando através de projetos nos diversos temas urbanos em cidades de todo o país.
O ONU-Habitat participa ativamente das agendas globais, como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e é responsável principalmente pelo ODS 11, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. É também central para o trabalho da agência a Nova Agenda Urbana, adotada em 2016, em Quito, no Equador, que definiu padrões globais para o alcance do desenvolvimento urbano sustentável, repensando a forma como construímos, gerenciamos e vivemos nas cidades.

Outubro Urbano & Circuito Urbano 2019

O ONU-Habitat realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. A iniciativa se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. Em 2019, o Dia Mundial do Habitat abordou o tema “Tecnologias de ponta como ferramentas inovadoras para transformar resíduos em riqueza”, e o Dia Mundial das Cidades teve como tema “Mudando o mundo: inovações e uma vida melhor para as gerações futuras”.
Para dar visibilidade aos temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano - uma iniciativa para apoiar institucionalmente eventos, organizados por diversos atores, que ocorram durante o mês de outubro. A 2ª edição do Circuito Urbano, em 2019, teve como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.

MAPA DOS EVENTOS