10 de Outubro

5570 municípios com ATHIS: Eleições e o Direito à Moradia

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe |14h Angola | 15h Moçambique


Descrição

Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas, o movimento Arquitetos pela Moradia propõe 5570 municípios com ATHIS em 2020. Articula-se com isso, uma campanha em prol do Direito à Moradia, com objetivo de discutir a política habitacional a partir da implantação do Programa de Assistência Técnica em todos os municípios, além de assegurar recursos para o financiamento habitacional dentro da política municipal de Habitação.

Moderação

Antonio Menezes Junior
Arquiteto Urbanista – Brasil
Arquiteto e mestre em Desenho Urbano pela UnB e exerceu diversas funções nas entidades profissionais especialmente Coordenador da Diretoria Colegiada do Sindicato do Arquitetos do DF por 3 mandatos, dirigente da Federação Nacional do Arquitetos por dois mandatos e vice-presidente do IAB-DF por um mandato. Como servidor do patrimônio cultural exerceu tarefas na fixação e preservação de assentamentos pioneiros do DF – Vila Planalto e Vila Telebrasília. Foi servidor do Ministério das Cidades por 13 anos no Programa Papel Passado para regularização fundiária de assentamentos urbanos. Exerceu a docência por 15 anos. Como ativista sindical/profissional foi organizador, mediador, palestrante de eventos e publicações sobre assistência técnica à habitação de interesse social. Atualmente é conselheiro do CAU-DF exercendo a coordenação conjunta da Comissão de Política Urbana, Ambiental e ATHIS e a Comissão Permanente de Ética.

Painelistas

Claudio Acioly
Arquiteto Urbanista – Brasil
Arquiteto e urbanista, especializado em habitação, urbanização de favelas, e gestão do desenvolvimento urbano com mais de 40 anos de experiência adquiridos em mais de 30 países, onde trabalhou com o gerenciamento e execução de programas de habitação e políticas urbanas junto ao PNUD, Banco Mundial, ONU-Habitat, UNECE, CEPAL, GIZ, DGIS, SNV, Cordaid, União Europeia, entre outras agências. Desde 2004 é professor associado ao Lincoln Institute of Land Policy e coordenador do curso sobre mercados informais e regularização de assentamentos informais na América Latina.

Angela Gordilho Souza
Arquiteta Urbanista – Brasil
Arquiteta e professora de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo na UFBA, com doutorado pela FAUUSP, coordenadora da implantação do Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade (Residência AU+E/UFBA) e do LabHabitar/FAUFBA, ex-Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de Salvador (2005-2008) e atual Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ).

Tiago Holzman da Silva
Arquiteto Urbanista – Brasil
Atual Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS (2018/20). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994); Mestrado em Projeto Arquitetônico pela Universidade Politécnica da Catalunha (1996); Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018).

Edneia de Souza
Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) – Brasil
Diretora Presidente do Centro Comunitário Pró Construção e Desenvolvimento do Taquaril ex Castanheiras e Adjacências (CECOMPCD-TECA). Conselheira Municipal de Habitação/BH gestão 1999/2001- 2001/2005-2007 a 2009. Conselheira Estadual do CONEDRU (2008-2011 e 2014-2019). Conselheira Municipal de Meio Ambiente (2005-2009). Presidente da Comissão Local de Saúde do Centro de Saúde Novo Horizonte do Conjunto Taquaril (2018-2020). Parte da Coordenação Estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).

Cláudia Pires
Arquiteta Urbanista (IAB-MG) – Brasil
Arquiteta Urbanista, Especialista Mestre e Doutoranda em Planejamento e Regional, professora, ex-presidente do IAB, participante de “n” redes, é Conselheira e cocoordenadora da Comissão de Política Urbana do IAB, do Observatório Metropolitano dos ODS. É Colunista de Urbanismo da CBN.

Alexandre Pereira
Arquiteto Urbanista (CAU-RS) – Alemanha
Arquiteto e Urbanista, mestre em urbanismo e doutorando em Geografia na Universidade de Hamburgo. É sócio da 3C Arquitetura e Urbanismo, articulador do Porto Alegre Inquieta e membro da Rede "Urbanistas contra o Corona RS".

Flávia Laranjeira
Arquiteta Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista (UFRN, 2010), Especialista em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN, 2013), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFRN, 2018). Professora e pesquisadora. Colaboradora do Fórum Direito à Cidade e membro da gestão atual do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Norte.

Danilo Matoso
Arquiteto Urbanista – Brasil
Graduado (UFMG, 1997), mestre (UFMG, 2003) e doutor (UnB, 2017) em Arquitetura e Urbanismo. É analista legislativo – arquiteto na Câmara dos Deputados desde 2004 –, também com escritório próprio. Foi diretor coordenador do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Distrito Federal (2017-2020) e Secretário de Organização e Formação Sindical da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA, gestão 2020-2022).

Letícia M. Teixeira
Arquiteta Urbanista – Brasil
É arquiteta urbanista graduada pela UFMG, em 2002, e mestre pela UnB, em 2010. Doutoranda em Planejamento Urbano da UnB. Conselheira do CAU, ex-diretora do Sindicato dos Arquitetos, servidora pública federal do MDR desde 2019, sendo concursada do Ministério das Cidades, de 2006 a 2018, e professora da UNIP de 2014 a
2017. Consultora da Unesco no Programa Monumenta em 2004 e 2005.

Gustavo Franco
Arquiteto Urbanista – Brasil
Arquiteto especialista em Habitação, atua com políticas de ATHIS no DF. Organizador de
capacitações em ATHIS no DF. É conselheiro do CAU/DF e membro da diretoria do Sindicato dos Arquitetos do DF.

Vinicius Mariot
Arquiteto Urbanista – Brasil
Entusiasta pelo acesso da arquitetura e urbanismo para todos. Desde os últimos anos da graduação vem estudando e trabalhando no setor da arquitetura popular pelo viés da habitação e planejamento urbano e comunitário em escala de bairro. Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Iniciando o Projeto De Casa em Casa, voltado à arquitetura popular.

Daniela de Sa
Arquiteta Urbanista – Brasil
Arquiteta urbanista formada na FAU-Mackenzie e pós graduada em Gestão de organização não governamental pela Universidade SENAC-SP. Experiência na área pública, privada e na coordenação de projetos sociais.

Ana Araújo
Arquiteta Urbanista – Brasil
Arquiteta Urbanista pela Newton Paiva em 2018. Atuou como pesquisadora dos Indicadores do ODS na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com bolsa da SDSN. Foi monitora do Núcleo de Artes e Ofícios. Atua como Secretária Geral no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Minas Gerais. É idealizadora e cofundadora do Coletivo Mais um Quarto.

Monica Lacerda
Arquiteta Urbanista – Brasil
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, e especialização em estudos ambientais pela PUC-MG, em andamento. Diretora de Meio Ambiente do IAB-MG.

Abel Escovedo
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e Urbanista, diretor de assuntos sindicais do Sindicato de arquitetas e arquitetos e urbanistas do DF. Organizador do escritório popular de arquitetura junto ao sindicato e especialista em construções em bambu.

Brasil

Organização

Cláudia Teresa Pereira Pires (Rede Arquitetos pela Moradia)

Parceiros

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (SINDARQ DF)
Curso de ATHIS
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
METRODS
Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (SARJ)
Rede Urbanismo contra o Corona
BR Cidades
Movimento Despejo 0
Coletivo 1/4
Farol Urbano
Casa da Comunidade
Arquitetos da Familia