15 de Outubro

A cidade, a praça e a casa: debatendo direitos da população em situação de rua

Evento ao vivo


19h Brasília | 21h Cabo Verde | 22h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 23h Angola | 00h Moçambique


Facilitação gráfica: Janine Machado

Descrição

Trata-se de uma roda de conversa online em formato de "live", que desponte diálogos e pontes entre a mobilização das próprias pessoas em Situação de Rua, e pesquisadores e profissionais que discutem o Direito à Cidade como a recuperação coletiva de espaços urbanos, tendo como enfoque a habitação. Os argumentos disparadores sugerem o pensar na cidade e nos processos de urbanização que refutem as lógicas de segregação, exclusão e invisibilização, ainda mais acentuadas neste momento de pandemia. Neste sentido, serão propostos como elementos disparadores o direito à moradia digna e o direito às políticas públicas que incluam e envolvam necessariamente a participação dessas pessoas nas soluções.

Moderação

Wanessa Oliveira
Mídia Caeté – Brasil
Jornalista graduada na UFAL, com pós-graduação em Jornalismo Político na UGF e mestrado em Sociologia na UFAL.  Atualmente é integrante do Portal de Jornalismo Indepentende Mídia Caeté.

Painelistas

Rafael Machado
MNPR/AL – Brasil
Coordenador Nacional do Movimento Nacional da População em Situação de Rua de Alagoas e Agente de Defesa da População em Situação de Rua.

Ana Tojal
Professora e Assistente Social – Brasil
Professora, Assistente Social, Doutoranda em Estudos Globais pela Universidade Aberta de Lisboa. Membro da Frente Nacional em defesa do SUAS e da Seguridade Social.

Vanessa Lima
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela UFAL com projetos residenciais e comerciais. Experiência
acadêmica em pesquisas que abrangem o Direito à Cidade e as relações entre as lutas urbanas e o ciberativismo. Foi integrante do grupo Direitos Urbanos Maceió,

Brasil

Organização

Mídia Caeté

Parceiros

Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR)