26 de Outubro

A cidade que queremos: para migrantes e refugiados

Evento ao vivo


19h Brasília | 21h Cabo Verde | 22h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 23h Angola | 00h (27/10) Moçambique


Facilitação gráfica: Marcela Almeida

Descrição

A "Série de Diálogos", criada pelo ODS RN, busca pensar no contexto dos espaços das cidades e comunidades, para fomentar boas práticas que colaborem para o desenvolvimento sustentável e melhorias frente à situação emergencial. Diante das transformações e das emergências de crises humanitárias, acreditamos que as cidades e suas populações precisam ser sensibilizadas sobre essa temática de modo a contribuir na remoção de obstáculos sociais e fortalecer o apoio a migrantes e refugiados. Dessa maneira, os vários agentes de uma sociedade podem ser chamados a cooperar na diminuição das desigualdades, ampliação das oportunidades e criação de comunidades mais colaborativas, inclusivas, resilientes e pacíficas. Portanto, refletir sobre cidades e comunidades sustentáveis também consiste na perspectiva de não deixar ninguém para trás.

Moderação

Kalianne Lima
Internacionalista e Diretora Executiva do ODS RN – Brasil
Formação em Relações Internacionais com atuação profissional em missões e gestão de projetos internacionais no eixo Europa-Ásia, Diretora Executiva do ODS RN, Coordenadora Nacional da Rede Internacional Promotores ODS no Brasil e representante em delegações brasileiras de jovens lideranças em plataformas de diálogos associadas às Nações Unidas e ao G20. 

Painelistas

Thales Dantas
Presidente do CERAM RN – Brasil
Presidente do Comitê Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM RN). Referência local do RN para @migracidades, vice-presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do RN (CEPCT RN) e, ainda, vice-presidente do Comitê Gestor para Erradicação do sub-registro civil de nascimento e de ampliação do acesso à documentação básica do RN.  

Andrimana Buyoya Habizimana
Apátrida e Membro do CERAM RN  – Brasil
Membro do Comitê Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM RN) e se dedica ao trabalho como almoxarife na Liga contra o Câncer.

Soraya Pessino    
Gerente de RI (Prefeitura de Salvador) e Ponto Focal da Rede de Cidades Criativas (UNESCO) – Brasil    
Mestra em interdisciplinaridade, com foco em internacionalização universitária e interculturalidade (UFBA), especialista em Gestão Pública (UNEB) e graduada em Relações Internacionais (FIB). Representou a Rede de Cidades Iberoamericanas – CIDEU no Brasil, e gerenciou projetos da Cooperação Espanhola na Bahia. Ministrou aulas e coordenou diferentes cursos de Relações Internacionais em Salvador, e foi pesquisadora em temas de Diplomacia Federativa. Possui 16 anos de experiência em Internacionalização de Cidades, incluindo atuação em temas de migração junto à organismos internacionais e atores locais. Atualmente está na Presidência do FONARI – Fórum Nacional de Gestores em relações Internacionais, atua como Ponto Focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO e Gerencia a área de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador.    

Raúl Gualtruzzi
Representante legal da Red Internacional Promotores ODS – Argentina 
Advogado (Universidade de Buenos Aires), Mestre en RR.II. (Universidade de Bolonha) con tese em deslocamento forçado de pessoas devido às mudanças climáticas e desastres (migrantes y refugiados). Atualmente, trabalha como oficial de elegibilidade na ACNUR/ONU Argentina.

Intérpretes de Libras

Liliane Guerra
Psicóloga, especialista em Saúde Coletiva, tradutora/Intérprete de Libras. Professora tradutora/intérprete de libras da Secretaria de Educação de Pernambuco. Discente do curso de letras/Libras (UFPB).

Jefferson Pereira da Silva Costa
Graduação em Letras Libras (UFSC), Especialização em Libras (UNIVERSO). Coordenador do curso técnico em tradução e interpretação de Libras (ETEASD). Coordenador de pós-graduação em Libras (UNIFIP)e em Educação Especial (UNIFIP).

Brasil

Organização

Vanessa K L Santos
(ODS RN por Wopeen: Diplomacia Civil e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável)

Parceiros

Carolina Lisboa
Raíssa Cunha
Jaiara Araújo
Mariana Saraiva
Keylla Guerra
Leila Holmes
Jeyce Scott