19 de Outubro

A cidade que queremos: Uma construção coletiva de uma Agenda Urbana Fluminense para cidades inclusivas

Evento ao vivo


17h30 Brasília | 19h30 Cabo Verde | 20h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 21h30 Angola | 22h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Taoly Dandara

Descrição

A Carta-Manifesto “A Cidade que queremos” é fruto de um trabalho coletivo, envolvendo quase trinta organizações e entidades da sociedade civil, preocupadas com o aprofundamento da exclusão socioeconômica e da segregação territorial dos grupos mais vulnerabilizados de nossas cidades. Sua construção começou a partir de um encontro na sede do IAB-RJ, onde ainda ecoam as falas de tantos(as) colegas envolvidos(as) com as questões urbanas e habitacionais que, de uma ou outra maneira, clamam e lutam por alternativas para um futuro melhor. A pandemia exacerbou um contexto violento, ceifando vidas e obrigando a repensar nossos modelos predatórios de desenvolvimento, evidenciando que nossas cidades continuam sendo o espaço da desigualdade de direitos, materializada de forma cruel no território. Produzimos assim, em conjunto, propostas que expressam o entendimento coletivo dos parceiros, sob a coordenação do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Rio de Janeiro – IAB-RJ.

Moderação

Paula Zacarias
Arquiteta e Urbanista – ONU-Habitat – Brasil
Arquiteta e Urbanista (UFAL), Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB) e em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC Minas). Analista de Programas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), atuando no projeto de cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas.

Painelistas

Luis Valverde
Arquiteto e Urbanista – IAB-RJ – Brasil
Arquiteto e Urbanista (UFF), Mestre em Urbanismo (UFRJ) e Doutor em Geografia (UFF). Conselheiro Superior do IAB (2020/2022), ex-vice presidente do IAB RJ (2006/2007) e do CAU RJ (2015/2017). Arquiteto da Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2008, atualmente é Coordenador de Articulação Institucional do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos.

Vitor Mihessen
Economista – Casa Fluminense – Brasil
Economista, formado na UFRJ, mestre pela UFF e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela UFF. Desde a fundação da Casa Fluminense, em 2013, Coordena a área de pesquisa e informação sendo o responsável pelas publicações da instituição. Mapas da Desigualdade, Mapa da Participação, Painel de Monitoramento, Caderno de Experiências em ODS e a Agenda Rio 2030.

Marcela Marques Abla
Arquiteta e Urbanista – IAB-RJBrasilDoutora em Urbanismo, PROURB-FAU/ UFRJ (2017). Mestre pelo Máster Laboratório de la Vivienda del Siglo XXI, ETSAB / UPC (2011). Co-presidente de Políticas de Gênero do Instituto de Arquitetos do Brasil – RJ. Coordenadora de Urbanismo da Subsecretaria Executiva do Estado das Cidades no Governo do Estado do Rio de Janeiro. Membro Colaborador do CIAUD / FA / ULisboa.

Marcio Martins
Arquiteto e Urbanista – IAB-RJ – Brasil
Mestre em Urbanismo UFF/PPGAU (2018), tendo atuado nas prefeituras de Nilópolis, Rio das Ostras, atualmente trabalha no Urbanismo da Cidade do Rio de Janeiro. Atua em gestão, planejamento e projetos urbanos, com ênfase em espaço público. Busca discutir e construir alternativas para espaços urbanos mais integrados e representativos da cultura das populações que os habitam.

Pablo Benetti
Arquiteto e Urbanista – IAB-RJ – Brasil
Arquiteto e urbanista (1973), MSc IPPUR (1988) e PhD. FAU/USP (1997). Professor titular da FAU/UFRJ. Diretor da FAU/UFRJ (2002 -2006) e Pró-reitor de extensão (2011- 2015). Ganhador dos Concursos Rio-Cidade, Favela-Bairro e Morar Carioca. Premiado pelo IAB-RJ em 1987, 1996, 1997, 2001, 2007. Conselheiro do CAU/RJ, coordenador da Comissão de Ensino e Formação (2018-2020).

Henrique Silveira
Geógrafo – Casa Fluminense – Brasil
Formado em Geografia, com mestrado em Cultura e Comunicação, ambos pela UERJ/FEBF. Atualmente é Coordenador Executivo da Casa Fluminense, uma associação dedicada a construção de políticas e ações públicas no Rio de Janeiro, formada em 2013 por ativistas, pesquisadores e cidadãos identificados com a visão de uma metrópole mais integrada.

Andressa Good
Internacionalista – Teto-Brasil – Brasil
Formada em Relações Internacionais pela PUC-Rio e pós graduada em Políticas Públicas pela UFRJ. Com passagens pela Cruz Vermelha e Cáritas como voluntária, se voluntariou também na organização TETO Brasil em 2015, assumindo a Gestão da Sede do Rio de Janeiro no fim de 2018.

Eliane Oliveira
Advogada – Brasil
Advogada e assessora da Pastoral das Favelas.

Guilherme Basto-Lima
Analista Internacional – LDC/UFRJ – Brasil
Mestre em Arquitetura e Urbanista (UFMG) e Doutorando em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ). Promove sinergias entre os campos da Academia, Gestão Pública e Sociedade Civil, colaborando na construção de políticas públicas focadas no desenvolvimento sustentável. É Pesquisador do Laboratório do Direito à Cidade (LDC/UFRJ) e do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN) – IPPUR/UFRJ.

Tarcyla Fidalgo
Advogada – Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) – Brasil
Coordenadora Regional Sudeste do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU. Possui mestrado em Direito da Cidade pela UERJ, pós graduação em Sociologia Urbana pelo IFCH – UERJ e em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR-UFRJ. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo Rio de Janeiro.

Aruan Braga
Cientista Social – Observatório de Favelas – Brasil
Diretor do Observatório de Favelas e coordenador do eixo de Políticas Urbanas. Bacharel em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ, com licenciatura em Sociologia (FE/UFRJ). Mestre pelo Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ) Atuou como gerente de projetos do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos e também como consultor do ONU-Habitat.

Maira Rocha
Arquiteta e Urbanista – CAU-RJ – Brasil
Formada pela FAU-UFRJ (2007), mestre em Engenharia Urbana (POLI-UFRJ 2016) e doutoranda em Urbanismo pelo PROURB-UFRJ, com pesquisa e artigos publicados nas áreas de habitação de interesse social e planejamento urbano. Conselheira estadual do CAU/RJ, coordena a Comissão de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), onde ajudou a criar o Edital e o Fórum Permanente de ATHIS.

Claudio Crispim
Arquiteto e Urbanista – IAB-RJ – Brasil
Arquiteto e Urbanista pela UFRJ, Especialista em Engenharia Urbana pela Poli-UFRJ. Atua no IAB-RJ desde 2013 e está Co-Presidente de Administração na atual gestão coletiva, já tendo incidido no Planejamento Estratégico do Rio e nesta Carta Manifesto Estadual. Sua atuação profissional é dedicada às cidades, em projetos como Regularização Fundiária e Planta Genérica de Valores.

Emmily Leandro
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Pós-graduada pelo programa de residência em Planejamento e Gestão Urbana pela FAU-USP e atualmente mestranda em Planejamento Urbano e Regional no IPPUR-UFRJ. É conselheira estadual do IAB-RJ e participa como convidada externa da comissão de Equidade de Gênero do CAU-RJ. Parceira da empresa Concreto Rosa, faz parte da coletiva Terra Preta e é integrante da Massa – Comunicação de Causas.

Rayne Ferretti
Oficial Nacional (ONU-Habitat) – Brasil
Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Metodista Bennett e Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Trabalha há 15 anos no ONU-Habitat, e desde 2011 é responsável pelos programas e projetos implementados no Brasil. Lecionou no Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista Bennett (2008/13).

Igor de Vetyemy
Arquiteto e Urbanista – IAB-RJ – Brasil
Professor e pesquisador. Atualmente preside o IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro), junto com o mandato coletivo Oxigena. Foi Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo e Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Niemeyer. Lecionou na UFRJ durante 4 anos e hoje leciona na graduação, pós e máster do IED, UVA e UNESA.

Brasil

Organização

Instituto de Arquitetos do Brasil
Departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ)

Parceiros

ONU-Habitat
Casa Fluminense