29 de Outubro

A limpeza urbana como ferramenta para o desenvolvimento sustentável

Evento ao vivo


17h Brasília | 19h Cabo Verde | 20h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 21h Angola | 22h Moçambique


Facilitação gráfica: Denise Bombonatti

Descrição

O Instituto Meu Oceano realiza um debate sobre como a limpeza urbana é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável. A gestão de resíduos nas cidades e comunidades, é fundamental para desenvolver o entendimento da economia circular e, ao mesmo tempo, ajuda a criar empregos.

Apresentaremos dois painéis com duração de uma hora cada, sendo que no primeiro painel abordaremos sobre “Como o terceiro setor se integra e contribui para sustentabilidade e gestão dos resíduos”, com a participação de dois especialistas do terceiro setor, EcoAngola e Prato Verde Sustentável, e no segundo painel falaremos sobre “Estratégias e Políticas Públicas para gestão e gerenciamento de resíduos em Angola e Brasil - Desafios & Perspectivas”, onde teremos a participação do Ministério da Cultura Turismo e Ambiente de Angola e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Moderação

Rodrigo Figueiredo    
Diretor-Presidente do Instituto Meu Oceano – Brasil    
Engenheiro Ambiental e Pós graduado pela FGV e Coach pela ICC – International Coaching Community. São mais de 15 anos de experiência em Serviço de Limpeza Pública e Gerenciamento de Resíduos no Brasil, América do Norte e alguns países africanos.

Painelistas

Erica Tavares
Bióloga Ambiental e Ecologista, Co-fundadora e Directora Executiva da EcoAngola – Angola
A EcoAngola é uma iniciativa ambiental sem fins lucrativos em Angola, que promove a conservação e a educação ambiental através de artigos, campanhas, eventos, projetos, e práticas sustentáveis com o objetivo de preservar o ambiente e promover o bem-estar social.

Vagner Ramalho
Professor de Geografia e Conselheiro regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – Brasil
Formado em Tecnologia em Gestão Ambiental (FMU) e licenciado em Geografia (Instituto Dottori de Ensino Superior), formações complementares em arte dramática, jardinagem e geografia política e meio ambiente. Professor de Geografia e Conselheiro regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz. Trabalhou na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente na escola de jardinagem e também atuou como educador no projeto “Crer-Ser: germinando cidadania” com o objetivo de formação profissional e inclusão social de jovens. Coordenador do projeto Prato Verde Sustentável, projeto premiado pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) em 2018.    

Angélica Soares
Coordenadora de Projetos de Prato Verde Sustentável – Brasil    
Gestora ambiental e no Prato Verde Sustentável atua na coordenação de projetos. Ama trabalhar com plantas e pessoas, acredita no potencial humano e tem como missão de vida a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.    

Nelma Silva Caetano
Presidente Conselho de Administração – Agência Nacional de Resíduos de Angola - Angola    
Presidente Conselho de Administração – Agência Nacional de Resíduos de Angola, Ministério da Cultura Turismo e Ambiente. Engenheira Ambiental e Pós-Graduada em Sistema de Gestão Integrada, Especialista em Impactos Ambientais através do Instituto do Ambiente da Koreia do Sul e Mestrado em Tecnologias de Meio Ambiente pela Universidade Internacional Iberoamericana – EUA.    

Ivan Melo
Assessor do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Governo do Estado de São Paulo) – Brasil    
Assessor do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, na elaboração estratégica de projetos e programas em sustentabilidade ambiental, com ênfase em Resíduos Sólidos. Formado na Universidade Anhembi Morumbi – UAM em Adm. Empresas e em Gestão de Comércio Eletrônico. Faz Eng. Produção UNIVESP. Pós-Graduado em Gestão Pública Ambiental pela Escola de Contas do TCMSP, MBA em Gestão de Marketing pela ESAMC e Pedagogia Sistêmica na INNOVARE / Cudec Hellinger. Foi coordenador e professor na USP (FUNDACE) do curso “Lei Nacional de Resíduos Sólidos – Impactos na Gestão Empresarial”, e do curso “Resíduos Sólidos Urbanos” da Escola de Contas do TCMSP e da FAPPES do curso de pós-graduação em Direito Ambiental.    

José Valverde
Coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (Governo do Estado de São Paulo) – Brasil    
Mestre em Direito Ambiental, Especialista em Direito Ambiental, Gestão Ambiental e Segurança Alimentar e Nutricional. Autor de livros e artigos sobre resíduos sólidos e segurança alimentar.

Brasil, Angola

Organização

Instituto Meu Oceano

Parceiros

Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP
Eco Angola