1º de Outubro

Abertura do Circuito Urbano 2020

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Ana Palu

Descrição

O evento de abertura do Circuito Urbano 2020 dará início aos trabalhos do mês de outubro – o mês das cidades! 

Participarão do evento a Diretora Executiva do ONU-Habitat; os representantes regionais para América Latina e o Caribe e a África; e representantes dos escritórios do ONU-Habitat Brasil e África Lusófona (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), que compartilharão com o público sobre as agendas globais de desenvolvimento urbano sustentável (Nova Agenda Urbana e Agenda 2030); a COVID-19 no mundo urbano; e o trabalho do ONU-Habitat no contexto global e em cada um dos países participantes.

Desde 2018, o ONU-Habitat Brasil organiza o Circuito Urbano: uma iniciativa para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores com o intuito de celebrar o Outubro Urbano - período que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (primeira segunda-feira do mês, este ano no dia 5 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). 

Por meio do Circuito Urbano, promovemos o debate sobre os temas do Outubro Urbano - que mudam a cada ano - incentivamos e impulsionamos o intercâmbio de experiências e conhecimento, dando visibilidade para nossas cidades, seus atores, desafios e propostas. 

O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos setores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. Em 2020, o Dia Mundial do Habitat abordará o tema da “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e o Dia Mundial das Cidades focará no tema “Valorizando nossas comunidades e cidades”.

Nos anos de 2018 e 2019 tivemos cerca 300 eventos inscritos no total, oriundos de quase todos os estados do Brasil. Em 2020, em sua terceira edição, com a pandemia da COVID-19 e a transferência das interações para o mundo virtual, o Circuito Urbano também precisou se adaptar. Para aproveitar as vantagens da modalidade online, o Circuito Urbano cruzou o Atlântico e expandiu para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, que contam também com escritórios do ONU-Habitat. Com isso, teremos este ano a oportunidade de intercambiar experiências e conhecimentos com outros 5 países – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. 

O Circuito Urbano 2020 se centrará no tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona” e os eventos abordarão como subtemas as questões trazidas pelo Dia Mundial do Habitat e o Dia Mundial das Cidades.

Serão mais de 180 eventos ao longo de todo o mês de outubro, acompanhe a programação e não perca esta oportunidade única!

Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe

Organização

ONU-Habitat

Moderação

Bruna Gimba
Assistente de Programas (ONU-Habitat | Brasil)
Graduada em Relações Internacionais pela UFRJ, concluindo Especialização em Cidades,
Política Urbana e Movimentos Sociais pelo IPPUR/UFRJ. Assistente de Programas do ONU-Habitat no Brasil, atua em projetos de desenvolvimento urbano sustentável e coordena a iniciativa anual do Circuito Urbano. Coordenadora para América Latina na Oxford Urbanists. Tem experiência em cooperação internacional e descentralizada, igualdade de gênero e direitos humanos nas cidades.

Daphne Besen
Analista de Programas (ONU-Habitat | Brasil)
Graduada em Relações Internacionais pela PUC-Rio, Mestra em Sociologia Urbana pela UERJ e Especialista em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ. Desde 2017 é Analista de Programas do ONU-Habitat em Maceió – envolvida principalmente com temas de segurança urbana, espaços públicos e gênero. Tem experiência com diferentes governos locais no Brasil, paradiplomacia e direito à cidade.

Painelistas

Maimunah Mohd Sharif
Diretora Executiva do ONU-Habitat
Diretora Executiva do ONU-Habitat desde 2018. Antes de sua nomeação, foi Prefeita de Penang Island, Malásia. Foi a primeira mulher a ser nomeada Presidente do Conselho Municipal de Seberang Perai. Tem Bachelor of Science com ênfase em Town Planning Studies pela University of Wales Institute of Science and Technology e Master of Science em Planning Studies pela Malasya Science University. Recebeu diversos prêmios, entre eles "Planner of the Year 2014", pelo Malasyan Institute of Planners e o "2016 Global Human Settlements Outstanding Contribution Award", durante a Habitat III.

Elkin Velásquez
Representante Regional (ONU-Habitat | América Latina e Caribe)
Representante Regional do ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe. Foi Chefe da Seção de Governança Urbana e Coordenador do Programa Cidades Mais Seguras em nível global do ONU-Habitat. Estudou Administração Pública na École Nationale d’Administration – ENA, é Doutor em Geografia com especialização em Planejamento e Políticas Públicas Territoriais pela Universidade de Grenoble e é graduado em Engenharia pela Universidade Nacional da Colômbia.

Oumar Sylla
Representante Regional (ONU-Habitat | África)
Representante Regional do ONU-Habitat para a África. Coordenou a área de Legislação Urbana, Solo e Governança do ONU-Habitat. Tem formação em Governos Locais pela Saint Louis University, mestrado em African Legal Studies and Anthropology pela Paris 1 Sorbonne e Territorial Project Management pela Paris 13 Creteil. Tem experiência acadêmica e profissional em recursos naturais, resolução de conflitos, desenvolvimento urbano, cooperação regional e parcerias.

Alain Grimard
Oficial Sênior Internacional (ONU-Habitat | Brasil e Cone Sul)
Mestre em Economia pela Universidade de Laval em Quebec. Responsável pelas atividades do ONU-Habitat no Brasil e países do Cone Sul. Trabalhou como Oficial Sênior
de Assentamentos Humanos na sede da Agência em Nairóbi e antes de entrar no ONU-Habitat, trabalhou por 20 anos em outras agências da ONU no Caribe e na África.

Rayne Ferretti Moraes
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Brasil)
Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Metodista Bennett. Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Trabalha há 15 anos no ONU-Habitat e, desde 2011, é Oficial Nacional para o Brasil, sendo responsável pelos programas e projetos implementados no país. Lecionou no Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista Bennett (2008/2013).

Thomaz Ramalho
Oficial Internacional para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat | África Lusófona)
Arquiteto e Urbanista (USP), Mestre em Planeamento Urbano e Desenvolvimento Internacional (IUAV, Itália) e Gestão de Programas e Liderança (UNSSC, Nações Unidas). Oficial Internacional de Assentamentos Humanos do ONU-Habitat (Moçambique). Coordenou e elaborou programas e projetos de planeamento e desenho urbano, urbanização de assentamentos informais e políticas urbanas, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Etiópia, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Edinilson da Silva
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Guiné-Bissau)
Graduado em Administração de Empresa (UFS, Brasil). MBA em Gerenciamento de Projeto (UNIT, Brasil). Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (UFS, Brasil). Atuou como Diretor Geral da Célula de Avaliação de Impacto Ambiental na Secretaria de Estado do Ambiente (atual Ministério do Ambiente e Biodiversidade) em Guiné-Bissau. Foi professor na Escola Nacional de Administração (ENA). Oficial Nacional do ONU-Habitat para Guiné-Bissau desde 2015.

Cesaltino Fernandes
Oficial Nacional (ONU-Habitat | São Tomé e Príncipe)
Licenciado em Planeamento Regional Urbano pela Universidade de Aveiro e Pós-graduado em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente pela Universidade de Coimbra. Foi Secretário-geral da Associação das Autarquias Locais e Regional em São Tomé e Príncipe e integrante do Ministério de Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente. Oficial Nacional do ONU-Habitat para São Tomé e Príncipe desde 2015.

Wild do Rosario
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Moçambique)
Arquiteto e Planeador Físico e Mestre em Planeamento e Gestão de Assentamentos Informais pela Universidade Eduardo Mondlane. Especialista em melhoria de assentamentos informais e tem experiência profissional nas áreas de redução de riscos de desastres, adaptação às mudanças climáticas e planeamento e ordenamento territorial. Oficial Nacional do ONU-Habitat para Moçambique desde 2018.

Jeiza Barbosa
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Cabo Verde)
Graduada em Geografia pela Universidade de Cabo Verde, com Pós-graduação em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Construção pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais. Actou como Directora Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano e Administradora Executiva do Instituto Nacional de Gestão do Território de Cabo Verde. É Oficial Nacional do ONU-Habitat para Cabo Verde desde março de 2020.