2 de Outubro

Arte
Comunitária

Evento ao vivo



10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Taoly Damasco

Descrição

Arte Comunitária, ao interligar os temas Arte, Tecnologia, Ética e Comunidade, aborda práticas artísticas atuais que trazem em suas metodologias processos inclusivos e recíprocos entre os agentes participantes, no sentido de ativar o comum de cada comunidade. Práticas que, a partir de cartografias contemporâneas, buscam a criação de redes colaborativas em que a empatia e o senso de responsabilidade com o outro geram uma consciência coletiva nas cidades. Na perspectiva de conjugar arte e conhecimento, este webinário propõe ativar debates sobre uma consciência ética e integradora; problematizações sobre ações públicas urbanas e suas implicâncias políticas, sociais e econômicas; e busca abrir espaços para protagonismos outros que potencializam comunidades globais ao valorizarem saberes e fazeres locais.

Moderação

Kalinka Mallmann
UFSM – Brasil
Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre pelo PPG em Artes Visuais da UFSM. Bacharel em Artes Visuais (UFSM). Atua em projetos experimentais de Arte que fomentam a criação de redes colaborativas atreladas a grupos sociais. Atualmente é membro do LABINTER/UFSM. Autora do projeto "Ativação da cultura indígena por meio de práticas colaborativas ". Membro do gpc-InterArtec/CNPq.

Painelistas

Lilian Maus
UFRGS – Brasil
Possui Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Poéticas Visuais pelo PPG do Instituto de Artes da UFRGS. Atuou como gestora do Atelier Subterrânea. É docente no curso de Artes Visuais da UFRGS. Tem experiência na área de Artes, com os seguintes temas: paisagem; arte e conhecimento; artistas viajantes; residências artísticas.

Eduarda Gonçalves
UFPel – Brasil
Artista e professora associada do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Também atua no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Artes Visuais. Bacharel em Pintura pela UFPel (1996). Doutorado no PPG em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, observâncias e cartografias contemporâneas (UFPel/CNPq).

Brasil

Organização

Rosane Rosa – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Andreia Oliveira

Parceiros

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)