8 de Outubro

Arte
Natureza

Evento ao vivo



10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Taoly Dandara

Descrição

Arte Natureza aborda como as áreas de Arte e Educomunicação têm contribuído nas discussões e proposições recentes sobre comunidades sustentáveis ao valorizar ações socioambientais. Com o cruzamento entre os temas cidade e meio ambiente, sustentabilidade, ecologia profunda, ética e ativismo, arte e ecologia, aponta-se para o papel cultural, social e político da arte engajada com questões de sustentabilidade nas cidades. Este webinário visa propiciar um espaço para compartilhar práticas artísticas e educomunicacionais que têm problematizado tais questões como exploração de recursos, impacto ambiental, consumo consciente, cidades sustentáveis e práticas urbanas.

Moderação

Andreia Oliveira
UFSM – Brasil
Artista multimídia, pesquisadora e professora nas áreas de arte, ciência e tecnologia sobre sistemas interativos e subjetivação contemporânea. Doutora pela UFRGS, com estágio doutoral na Université de Montreal/UdM - Canadá. Professora do Departamento de Artes Visuais e do PPG em Artes Visuais, coordenadora do LabInter e líder do gpc.InterArtec/CNPq. Editora da Revista Contemporânea do PPGART/UFSM.

Painelistas

Jane Mazzarino
Univates – Brasil
Possui doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista Produtividade CNPq PQ2. Professora permanente do PPG Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. Professora dos cursos de Comunicação Social, Jornalismo. Atua na área de Comunicação, aprofundando-se em temas como comunicação ambiental e formação para a sustentabilidade.

Helga Corrêa
UFSM – Brasil
Doutorado Arts i Educació Universitat de Barcelona – Espanha. Mestre em Ensino da Arte pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Artes Visuais da UFSM. Professora do PPG em Artes Visuais. Líder do Grupo de Pesquisa Arte Impressa e Ecologia CNPq. Diretora e Membro do Conselho Curatorial da Sala de Exposições Nelson Ellwanger/RS. Desenvolve pesquisas em Arte e Ecologia.

Brasil

Organização

Rosane Rosa – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Andreia Oliveira

Parceiros

Universidade do Vale do Taquari (Univates)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)