22 de Outubro

Cariri-se: Visão poética da arquitetura sertaneja nordestina

Evento ao vivo


16h Brasília | 18h Cabo Verde | 19h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 20h Angola | 21h Moçambique


Facilitação gráfica: Janine Machado

Descrição

Cariri-se: visão poética da arquitetura sertaneja nordestina é o tema da roda de conversas proposta pelos professores Eliáb Antas Marques Cordeiro e Jamille Coelho Barbosa, que tem como tema as práticas arquitetônicas na região metropolitana do Cariri, no Estado do Ceará em um contexto pós-COVID-19.

Moderação

Giovanna G. Freire
Arquiteta e a urbanista e professora do Curso de Arquitetura e urbanismo da UNIFAP – Brasil
Arquiteta e Urbanista (UEMA). Mestra em Urbanismo (PROURB). Doutoranda em Arquitetura na Universidade de Lisboa - Especialidade em Conservação e Reabilitação. Atualmente é professora no Centro Universitário Paraíso do Ceará (UNIFAP). É professora pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geoprocessamento (GIS FAP) e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Jamille Barbosa
Arquiteta e Urbanista e Coordenadora do Curso de Arquitetura e urbanismo da UNIFAP – Brasil
Mestra em Urbanismo (PROURB). Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUC-RJ - 2008). Atualmente é Professora e Coordenadora de Magistério Superior no curso de Arquitetura e Urbanismo Centro Universitário Paraíso do Ceará (UNIFAP). Atua como arquiteta e sócia proprietária na Jamille Barbosa Arquitetura. É pesquisadora e membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC).

Painelistas

Eliabi Antas
Arquiteto e Urbanista e professor do Curso de Arquitetura e urbanismo da UNIFAP – Brasil
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor da Faculdade Paraíso do Ceará – FAP CE. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, Projeto de interiores residencial e comercial. Sócio-proprietário da empresa Eliábi Antas Marques Cordeiro – EIRELI ME.

Igor Miranda Pinto
Arquiteto e Urbanista e professor do Curso de Arquitetura e urbanismo da UNIFAP – Brasil
Doutorando em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Mestre em Urbanismo pelo (PROURB) e Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UEMA) com período de graduação sanduíche (Università degli Studi di Roma La Sapienza). É professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo (UNIFAP). Realiza pesquisas ligadas à Mobilidade Urbana, com foco em Caminhabilidade.

André Moraes
Arquiteto e Urbanista – Brasil
André Moraes é artista-arquiteto-permacultor, urbanista e mestre em desenvolvimento urbano pela UFPE. Cofundador do @azul.pitanga / atelier criativo de arquiteturas e afetos. Caminhando pelos processos que integram afetos, educação, colaboração, desenho e as artes do fazer. Professor de arquitetura no Centro Universitário Paraíso (CE) e na especialização Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros no IESP (2014-2016). Coordenador do coletivo LÎLA que presta consultoria para o IAB Nacional e a Fundação Bernard Van Leer (2020).

Brasil

Organização

Jamille Coelho Barbosa

Parceiros

Centro Universitário Paraíso
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Eliáb Antas Marques Cordeiro