20 de Outubro

Cidades Hostis – Relações urbanas pós-pandemia

Evento ao vivo


19h Brasília | 21h Cabo Verde | 22h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 23h Angola | 00h (21/10) Moçambique


Facilitação gráfica: Alessandra Matteo

Descrição

Uma das definições mais clássicas da palavra "cidade" é "um lugar de conflitos". Logo, uma cidade necessariamente é palco de uma série de hostilidades direcionadas para corpos e territórios específicos, determinados por fatores sociohistóricos. Uma cidade hostil, portanto, pode se definir pela realização de ataques a grupos e territórios historicamente oprimidos ou até mesmo pelo não acolhimento às demandas dos mesmos, gerando, efetivamente, tensões observadas nas disputas sociais urbanas. Em tempos de pandemia, isso ficou ainda mais evidenciado. Quem são as pessoas que se viram obrigadas a circular pela cidade, quando a orientação geral era “fiquem em casa”? De que maneira e em que meios de transporte essas pessoas circulavam? E quando de fato ficavam em casa, como eram essas condições de moradia? No pós-pandemia, quais serão as apropriações e intervenções urbanas possíveis, por parte da sociedade como um todo, para que a hostilidade na vivência da cidade seja diminuída?

Moderação

Vitor Henrique Guimarães
Geógrafo – Brasil
Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ex-integrante do Laboratório de Gestão Territorial (LAGET/IGEO), mestrando em Cultura e Territorialidade (UFF), com pesquisas voltadas para os temas de planejamento urbano, cultura urbana, relações étnico-raciais nas cidades e comércio popular. Embaixador do Partiu! – Plano de Arte e Intervenção Urbana e ex-produtor do Prêmio da Música Brasileira.

Painelistas

Tainá Alvarenga
Assistente Social – Brasil
Assistente social formada pela UFRJ, Especialista em Sociologia Urbana pela UERJ, mestranda em Planejamento Urbano e Regional e Especialista em Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ. Atua profissionalmente na área de Habitação de Interesse Social (Programa Minha Casa Minha Vida) e desenvolve pesquisa sobre as temáticas de habitação, precarização da vida e remoções.

Ximena Cabello
Diretora de Arq. – Fund. Junto al Barrio – Chile
Arquiteta (U. de Chile) Mestra em Urbanismo (PROURB UFRJ). Especialista no desenvolvimento de projetos com metodologias participativas e trabalho colaborativo com moradores de bairros e comunidades. Dirigiu Área Urbana do Programa de Melhoramento dos Bairros "Quiero mi Barrio" no Ministério da Cidade do Chile e atualmente é Diretora de Arquitetura na Fundação “Junto al Barrio” no Chile.

Luciana Ximenes
Comissão de Política Urbana – CAU/RJ – Brasil
Pesquisadora do grupo Habitação e Cidade da rede Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ), tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), atualmente doutoranda no mesmo Instituto. Tem desenvolvido pesquisas na área de planejamento urbano, conflitos urbanos, política habitacional, direito à moradia e assistência técnica.

Brasil

Organização

Plano de Arte e Intervenção Urbana (Partiu!)

Parceiros

Gabriele Rocha
Vitor Guimarães