10 de Outubro

Cidades Inteligentes:
Para quem?

Evento ao vivo



14h30 Brasília | 16h30 Cabo Verde | 17h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h30 Angola | 19h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Arnaldo Pedrosa

Descrição

O projeto do Ateliê social intitulado: “Cidade Inteligente: para quem?” é uma atividade de mediação, discussão e debate através de uma roda de conversa em formato online que tem como finalidade argumentar sobre projetos de cidades inteligentes questionando a finalidade destas, o que já existe e o que de necessário precisa ser evidenciado para o benefício das mesmas na vida das populações de baixa renda. Através dessa atividade, que não pretende esgotar a discussão acerca do tema, será apresentado à sociedade reflexões, questionamentos e soluções, relacionados à projetos de smart cities, ou seja, cidades inteligentes. A intenção é fomentar e possibilitar espaço de discussão para todos as pessoas quanto ao tema, sobretudo, à estudantes e professores de graduação e pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização) das diversas áreas do conhecimento que se interessem pelo tema.

Moderação

Melquíades Junior
Arte-Educador – Brasil
Mestrando em modelagem computacional e tecnologia industrial, pós graduado em Psicopedagogia, em Docência superior e em Consciência e educação, graduado em Artes Visuais.

Painelistas

Débora Porciúncula
Geógrafa – Brasil
Bacharel e Licenciada em Geografia pela UCSAL, Mestre e Doutora em Planejamento Territorial e Desenvolvimento UCSAL. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Sociedade e Natureza (DSN) e professora colaboradora do Mestrado em Planej Ambiental, do PTDS/UCSAL; Membro fundador do Coletivo Guardiões da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu, e membro do Conselho Gestor da APA Bacia do Cobre.

Irlan Simões
Jornalista – Brasil
Jornalista e pesquisador Capes doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UERJ. Membro do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte. Pesquisa a relação da indústria cultural no futebol; estádios e arenas; movimentos de torcedores. Autor dos livro "Clientes versus Rebeldes: novas culturas torcedoras nas arenas do futebol moderno" (2017) e organizador da obra "Clube Empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol".

Luis Claudio Rios
Especialista em Logística e Distribuição – Brasil
Especialista em Logística e Distribuição e Gestão Estratégica de Transportes pelo CEPEX-UCSAL, possui graduação em Administração de Empresas c/ Hab. Análise Sistemas pelo Centro Universitário Jorge Amado. Tem experiência em consultoria de logística e transporte em empresas de diversos segmentos e pesquisas de campo em instituições federais, docência do ensino superior e implant desenv de negócios.

Ernesto Carvalho
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto urbanista formado pela UFBA. Mestre em conservação e restauro pela UFBA e Doutor em Urbanismo também pela UFBA.

Brasil

Organização

André Augusto Araújo Oliveira