29 de Outubro

Cidades
Possíveis

Evento ao vivo


19h Brasília | 21h Cabo Verde | 22h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 23h Angola | 00h (23/10) Moçambique


Facilitação gráfica: Stefan Fernandes

Descrição

O evento visa compartilhar o processo de realização da série para tv Cidades Possíveis, cujo eixo central é pautado pelo ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Propomos uma dinâmica na qual iremos intercalar a visualização de trechos dos episódios e imagens de making of com a participação ao vivo dos debatedores, dentre eles o pesquisador e o diretor da série, sempre acompanhados de três personagens. Neste evento estaremos apresentando trechos dos episódios HABITAÇÃO DIGNA e ÁGUA E SANEAMENTO, temas complementares que remetem diretamente para os ODS 6 e 11 e se articulam ainda com os demais ODS. Estaremos apontando diagnósticos relacionados aos temas dos episódios e soluções praticadas em cidades brasileiras, seja pelas organizações comunitárias, gestores públicos ou institucionais.

Moderação

Luis Madeira
Arquiteto urbanista – Brasil
Arquiteto Urbanista, mestre em planejamento urbano e regional e doutorando em Urbanismo na UFRJ, é servidor da Fundação Oswaldo Cruz e tem contribuído com a coordenação de projetos e reflexões institucionais que visam apoiar iniciativas no sentido da promoção de territórios potencialmente saudáveis e sustentáveis. Foi responsável pela pesquisa e coordenação editorial da série “Cidades Possíveis”.

Painelistas

Eduardo Goldenstein
Cineasta e Diretor de TV – Brasil
Cineasta e diretor de TV. Dirigiu o longa metragem CORDA BAMBA, premiado pelo Ministério da Cultura e lançado em 2013. É realizador de 5 curtas premiados. É diretor de séries educativas para a MULTIRIO. É diretor e produtor das séries ESTADOS DA ARTE, veiculada no Canal Curta! e CIDADES POSSÍVEIS, com estreia em novembro de 2020 no mesmo canal. Prepara a 2ª temporada de ESTADOS DA ARTE.

Adauto Cardoso
Professor e Pesquisador Ippur Ufrj – Brasil
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1974), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelaUFRJ (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1997). Atualmente é professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ e pesquisador do Observatório das Metrópoles.

Alexandre Dias
Professor e pesquisador FioCruz – Brasil
Engenheiro civil sanitarista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Doutor em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (2017). Mestre em Engenharia Ambiental pela UERJ (2003). Especialista em Saneamento e Controle Ambiental pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/Fiocruz (2000). Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ (1997).

Jurema Constâncio
Militante e coordenadora regional da UNMP –  Brasil
Militante e coordenadora regional da União Nacional por Moradia Popular. Agente social. Defensora da autogestão. Em 2015, recebeu o Prêmio Caixa Melhores Práticas como representante da Cooperativa Habitacional Esperança, resultado da produção social de moradias por meio de práticas coletivas por autogestão e ajuda mútua em Jacarepaguá, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Brasil

Organização

Aion Filmes – Eduardo Goldenstein