20 de Outubro

Cidades em pandemia e direitos humanos

Evento ao vivo


17h Brasília | 19h Cabo Verde | 20h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 21h Angola | 22h Moçambique


Facilitação gráfica: Evelyn Corrêa

Descrição

Esta mesa, Cidades em pandemia e direitos humanos, faz parte do evento Cidade standard em pandemia e pós-pandemia, direitos em movimento: retrocessos e resistências” que tem como objetivo contribuir para o debate das políticas públicas urbanas, em um contexto pós-pandemia da COVID-19, a partir das reflexões necessárias sobre os processos de retrocessos de direitos, em curso, e potencialização de estratégias na perspectiva da função social das cidade que possam colaborar com a construção de alternativas possíveis, especialmente a respeito da estandardização das cidades, que evidencia a ampliação das desigualdades. O agravamento das vulnerabilidades tem embasamento e se consolida a partir de uma realidade socioeconômica pautada em processos de extensão do mercado e em políticas de austeridade que ocasionam retrocessos no plano das construções normativas, das decisões judiciais e dos projetos urbanos.

Moderação

Rosangela Cavallazzi
Laboratório de Direito e Urbanismo (LADU/PROURB/UFRJ) e Departamento de Direito/PUC-Rio – Brasil
Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ) e do Departamento de Direito da PUC-Rio.

Painelistas

Carol Proner
Faculdade Nacional de Direito/UFRJ, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina – Brasil
Professora e pesquisadora da Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ) e Co-Diretora do Programa Máster Oficial da União Europeia, Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo – Universidade Pablo de Olavide/ Universidade Internacional da Andaluzia, Sevilla/Espanha. Diretora Executiva do Instituto Joaquín Herrera Flores-AL, sede Brasil.

Bethânia Assy
Departamento de Direito/PUC-Rio – Brasil
Coordenadora Adjunta da Cátedra Unesco (PUC-Rio): Direitos Humanos: Violência, Governo e Governança. Professora e pesquisadora do Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Thula Pires
Departamento de Direito/PUC-Rio – Brasil
Professora e pesquisadora nos cursos de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio, Coordenadora-Adjunta de Graduação no mesmo curso e Coordenadora do NIREMA (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente).

Thiago Gondim
Programa de Pós-Graduação em Direito (UFRJ) – Brasil
Doutorando e Mestre em Teorias Jurídicas Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGD/UFRJ (2018). Integrante do grupo de pesquisa Configurações Institucionais e Relações de Trabalho – CIRT, vinculado ao PPGD/UFRJ. Tem experiência na área de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e História do Direito do Trabalho.

Manuel Gándara
Faculdade Nacional de Direito/UFRJ e Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina – Brasil
Professor, pesquisador e coordenador acadêmico do Programa do mestrado em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo da Universidad Pablo de Olavide de Sevilla e da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.

Brasil

Organização

Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ)
Departamento de Direito da PUC-Rio

Parceiros

Laboratório de Direito e Urbanismo (LADU/PROURB)
Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)
Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU)
Instituto Joaquín Herrera Flores (IJHF – América Latina)
CNPq
CAPES
FAPERJ