19 de Outubro

Circuito Criativo
Caruá

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Descrição

O Criativo Caruá visa divulgar a Arte e a Cultura das periferias, com o lançamento da primeira etapa do Mapa Criativo Caruá elaborado a partir de informações obtidas junto aos moradores e artistas locais. O mapa, que está sendo elaborado em base ArcGis, apresenta de forma sucinta, os artistas e sua obra, e estará hospedado nas redes sociais da Caruá. O Circuito é parte integrante de uma série de atividades que envolvem curadorias, exposições, palestras, workshops e mentorias. O formato do evento será de uma composição entre palestras – roda de conversa – exposição virtual. Serão organizadas duas palestras principais com a presença especialistas de arte e cultura brasileira e africana, seguida por uma roda de conversa com a participação de artistas locais, produtores culturais, marchands e acadêmicos especializados em arte contemporânea. Durante o evento será apresentada, uma exposição virtual, o trabalho de alguns artistas já selecionados para participar.

Moderação

Andrea Borges Souza Cruz
Arquiteta, D.Sc., Gerar l UNISUAM – Brasil
Arquiteta (UGF), Mestre e Doutora em Arquitetura (UFRJ). Pós-Doutoranda em Planejamento Energético (UFRJ). Sócia fundadora da Gerar Arquitetura e Sustentabilidade e co-fundadora da Caruá Negócios Sustentáveis. Docente nos cursos de Arquitetura e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local.

Painelistas

Dietmar Starke
Arquiteto e Urbanista da RIOURBE – Brasil
Vencedor do prêmio Internacional Architizer A+Awards 2015. Realizou mestrado na Universidade de Artes de Berlim e tem projetos de arquitetura e de arte executados na Alemanha, no Egito e no Brasil. Desenvolveu, no Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Bauhaus – Dessau e a prefeitura, o conceituado projeto Célula Urbana.

Cátia Antônio
Geográfa e Mestra pela UFRJ – Brasil
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Eduardo Ramos
Artista e Produtor Cultural – Brasil
Artista e Produtor Cultural.

José Lucio
Historiador e Mestre em História – Brasil
Mestre em História (UERJ), especialista em História (UFF), graduado em História (Unisuam) e em Pedagogia (Unifacvest).

Luiz Eugenio Teixeira Leite
Historiador da Arte – Brasil
Historiador da Arte.

Brasil

Organização

Caruá – Negócios Sustentáveis

Parceiros

Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)