5 de Outubro

Como Andam os Quilombos do Rio em Tempos de Pandemia?

Evento ao vivo


14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique


Descrição

Como a pandemia tem impactado os quilombos urbanos do Rio de Janeiro? Qual a importância destes espaços para preservar a memória? E como ferramentas de resistência? Participe desta aula pública com lideranças quilombolas e entenda como andam seus territórios em tempos de pandemia. Os quilombos urbanos do Rio de Janeiro compõem uma parte essencial da cidade. Nos mostram a importância de olhar para o passado para poder pensar o futuro. Carregadores de história e sabedoria, também são locais de resistência e autonomia. Venha ouvir de lideranças de cinco quilombos urbanos do Rio de Janeiro que valorizam e defendem seu direito à memória para criar soluções para o futuro. Nesta memória, a conexão entre a África e o Brasil serve como raiz para entender a cidade.

Moderação

Bruno Almeida
NOPH – Ecomuseu de Santa Cruz – Brasil
Professor, historiador e coordenador geral do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz (NOPH) – Ecomuseu de Santa Cruz, o primeiro museu comunitário do Brasil. É integrante do GT de Memória e Cultura da Rede Favela Sustentável.

Painelistas

Luiz Sacopã
Quilombo Sacopã – Brasil
Líder do Quilombo Sacopã, estabelecido por seus antepassados Eva e Manoel, que chegaram no bairro da Lagoa no início do século XX. É presidente da Associação de Comunidades Remanescentes de Quilombo do Rio de Janeiro.

Adilson Almeida
Quilombo do Camorim – Brasil
Presidente e diretor da Associação Cultural Quilombo do Camorim (ACUQCA), fundada em 2003 em Jacarepaguá para relembrar, preservar e promover a cultura quilombola. O Quilombo do Camorim abriga o Sítio Arqueológico do Engenho do Camorim certificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Gizele Mesquita Martins
Quilombo Cafundá Astrogilda – Brasil
Gastrônoma, comanda o bar e restaurante Tô na Boa, que funciona desde 2014 e emprega jovens da região de Vargem Grande. É bisneta da rezadeira e parteira Astrogilda da Rosa Ferreira Mesquita, escrava liberta que estabeleceu o Quilombo Cafundá Astrogilda.

Damião Braga
Quilombo Pedra do Sal – Brasil
Líder quilombola do Quilombo da Pedra do Sal, trabalhador da zona portuária do Rio e membro titular do Comitê Gestor do Sítio Arqueológico Cais do Valongo.

Barbara Guerra
Quilombo de Marambaia – Brasil
Educadora e filha de Vânia Guerra, bisneta de escravizados e fundadora da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (ARQUIMAR) em Mangaratiba.

Brasil

Organização

Grupo de Trabalho de Memória e Cultura da Rede Favela Sustentável

Parceiros

Comunidades Catalisadoras (ComCat)
Fundação Heinrich Böll Brasil