23 de Outubro

CoMvid-19 – Mobilidade Urbana em Niterói pós COVID-19

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Ilka Correia

Descrição

Conversa entre agente do poder público, representante da sociedade civil e acadêmicos para refletir sobre transformações urbanas na última década em Niterói que promoveram a ciclabilidade e a caminhabilidade, assim como perspectivas futuras diante da COVID-19 que tem provocado mudanças nos comportamentos de deslocamento da sociedade. Busca-se responder por que, durante a quarentena, assim como outras cidades pelo mundo, não se investiu em ciclovias temporárias? Não se fomentou o conserto de bicicletas? Não se permitiu a abertura de bicicletarias? A questão principal que se coloca é: será que as transformações urbanas realizadas e os projetos em andamento e/ou previstos conseguirão se adequar aos novos movimentos da sociedade? E, sobre o turismo, num momento em que as viagens estão restritas e há incentivos ao turismo interno, estando Niterói localizada ao lado da capital e no caminho para a Costa do Sol, a cidade será fortalecida nesse segmento?

Moderação

Fabio Nazareth
Pós-graduado em Comunicação Institucional – Brasi
lDesde 2008 está envolvido com promoção do uso da bicicleta como meio de transporte, seja para viagens, lazer ou deslocamento diário. Em 2012 fundou Pedalentos Cicloturismo Contemplativo, organização que promove estilo de vida sem pressa, contemplativo e que realiza atividades individuais e coletivas para ensinar pessoas, de todas as idades, a pedalar e usar a bicicleta como estilo de vida.

Painelistas

Filipe Simões
Urbanista – Brasil
Coordenador do Programa Niterói de Bicicleta da Prefeitura Municipal. Integra a equipe de Planejamento Cicloviário de Niterói desde o ano de 2015.

Ana Carboni
Diretora Presidenta da União de Ciclista – Brasil
Membro da rede Bike Anjo. Retornou em definitivo para Niterói, sua cidade natal, em 2014. Desde então, vem participando ativamente da promoção da mobilidade por bicicleta na cidade.

Fátima Priscila Edra
Turismóloga – Brasil
Professora nos cursos de graduação e mestrado em turismo na Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. Lidera o grupo de pesquisa Experiências em Turismo e Transporte Ativos – ETTA.

João Evangelista
Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense – Cabo Verde / Brasil
Professor e Pesquisador da área de Economia do Turismo, do Departamento Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, exerce o cargo de Diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Coordenador do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Brasil, Cabo Verde

Organização

Grupo de Pesquisa Experiências em Turismo e Transporte Ativos

Parceiros

Programa de Pós Graduação em Turismo, Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense (PPGTUR/FTH/UFF)