16 de Outubro

Conectando gerações, construindo longevidade

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Descrição

“Conectando Gerações, Construindo Longevidade” é um ciclo de três webinars que tem como base o Plano Estratégico do MLB, definido em função dos quatro Pilares: Saúde e Bem-Estar; Educação e Cidadania; Trabalho e Empreendedorismo; Tecnologia e Inovação. Webinar 1 "Jeitos de viver os novos tempos" – Longevidade (abertura em 14/10/2020) Palestrantes: Prof. D.Sc. Carlota Esteves (Fundadora do MLB); Prof. D.Sc. Maria Alice Ferrucio (Dir.Adj.POLI/UFRJ); Prof. M.Sc. Silvia Costa (Pesquisadora e Mentora do MLB). Mediação: Paulo Protásio (Pres. Câmara Rio). Webinar 2 – Espaços Urbanos de Acolhimento e Socialização (15/Out/2020; Webinar 3 – Cidade, Moradia e Longevidade (16/Out/2020. Palestrantes: Prof. D.Sc. Jorge Costa (Arquiteto e Urbanista) – A moradia e a cidade na vida do idoso; Prof. D.Sc. Adriana Portella (Pesquisadora e Urbanista) – Acessibilidade, mobilidade urbana e longevidade; Luciana Gill Barbosa (Arquiteta e Urbanista) – Acessibilidade, mobilidade urbana e Longevidade.

Moderação

Carlota Esteves
Fundadora do MLB – Brasil
Doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), Mestre em Planejamento de Transportes (IME/RJ), Engenheira Civil (UERJ). Aposentada, se reinventa como Empreendedora em Negócios de Impacto Social, criando o MLB, em 2017 no Rio de Janeiro para democratizar informações sobre envelhecimento saudável e contribuir para a manutenção do protagonismo das pessoas acima de 50 anos com autonomia.

Painelistas

Jorge Costa
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Doutor em Psicologia Social pela UERJ. Arquiteto do quadro permanente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura/IEEA - Governo do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do projeto "A moradia e a cidade na vida do Idoso" da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Adriana Portella
Pesquisadora e Urbanista – Brasil
Pesquisadora e urbanista com Doutorado em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University e Pós-doutorado em Planejamento Urbano pela The Bartlett School of Planning, ambas instituições na Inglaterra. É Professora Associada 3 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. É coordenadora do Projeto PlaceAge no Brasil, financiado pelo Reino Unido.

Luciana Barbosa
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Analista de Infraestrutura do Governo Federal. Atuou na Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades e no Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Acessibilidade da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos.

Brasil

Organização

Movimento Longevidade Brasil (MLB)

Parceiros

Associação Brasileira de startups de saúde (abssaude)
Camara Empresarial Rio (camarario)