14 de Outubro

Conectando gerações, construindo longevidade

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Descrição

“Conectando Gerações, Construindo Longevidade” lema do Movimento Longevidade Brasil (MLB), tema do Webinário, tem como foco apresentar os resultados do Planejamento Estratégico do MLB desenvolvido com apoio da UFRJ, de maneira remota, durante os primeiros meses da pandemia da COVID-19 no Rio de Janeiro, com participação de jovens e voluntários seniores do MLB. Tendo como objetivo fomentar boas práticas e oferecer conteúdo, serviços e produtos em espaços físicos e digitais, o MLB, se organiza como sociedade civil, com a missão de expandir o ecossistema da longevidade no país. Para tanto, o MLB articula parcerias com profissionais, organizações, empresas e entidades; realiza encontros, palestras e eventos, inclusive com palestrantes internacionais; promove campanhas; divulga iniciativas de integrantes do ecossistema da longevidade, de interesse geral. Sua atuação é orientada pelos pilares: Saúde e Bem-Estar; Educação e Cidadania; Trabalho e Empreendedorismo; Tecnologia e Inovação.

Moderação

Paulo Protásio
Presidente da Câmara Empresarial Rioo – Brasil
Presidente da Câmara Rio (ACRio), Ex-Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Painelistas

Alice Ferrucio
Diretora Adjunta da Poli/UFRJ – Brasil
Professora, D.Sc. da Escola Politécnica da UFRJ, Diretora Adjunta de Carreira e Empreendedorismo da Poli/UFRJ.

Silvia Costa
Pesquisadora e Mentora do MLB – Brasil
Mestre em Ensino de Biociências e Saúde e especialista em Saúde, com estudos sobre fatores sociais de promoção da saúde de idosos. Ex-diretora do Departamento de Atenção ao Idoso, do Ministério do Desenvolvimento Social (2017-2018), e ex-diretora do ILC Brasil (2012-2016). Autora do capítulo "Habitação e Urbanismo" no livro Política nacional do idoso: velhas e novas questões (Ipea, 2015).

Virginia Maffioletti
Psicóloga do IPUB/UFRJ – Brasil
Psicóloga do Centro para Doença de Alzheimer e Outros Transtornos Mentais na Velhice do Instituto de Psiquiatria (IPUB)da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Psicogeriatria e Mestre em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ, Doutoranda em Saúde Mental no Programa de Psiquiatria e Saúde Mental - PROPSAM/IPUB/UFRJ.

Carolina Ruiz
Responsável técnica do  Avance – Brasil
Fonoaudióloga, Pós-Graduada em Saúde do Idoso e Gerontologia Universidade Candido Mendes (UCAM/RJ) – Avance Centro-Dia para Idosos Ltda.

Karla Giacomin
PhD Geriatra – Brasil
Doutora em Ciências da Saúde, Coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI, Consultora da OMS para Políticas de Saúde e Envelhecimento, Vice-Presidente do International Longevity Centre-Brazil.

Luís Jacob
Presidente da RUTIS/PT – Portugal
Doutorando em “Sociedade do Conhecimento” pela Univ. Salamanca (Espanha), Membro do Conselho Econômico e Social do Estado Português, Presidente-fundador da RUTIS – Redes de Universidades Seniores em Portugal, desde 2005.

Adriana Portella
Pesquisadora e Urbanista – Brasil
Pesquisadora e urbanista com Doutorado em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University e Pós-doutorado em Planejamento Urbano pela The Bartlett School of Planning, ambas instituições na Inglaterra. É Professora Associada 3 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. É coordenadora do Projeto PlaceAge no Brasil, financiado pelo Reino Unido.

Luciana Barbosa
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Analista de Infraestrutura do Governo Federal. Atuou na Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades e no Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Acessibilidade da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos.

Jorge Costa
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Doutor em Psicologia Social pela UERJ. Arquiteto do quadro permanente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura/IEEA - Governo do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do projeto "A moradia e a cidade na vida do Idoso" da Universidade Aberta
da Terceira Idade (UnATI)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Carlota Esteves
Fundadora do MLB – Brasil
Doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), Mestre em Planejamento de Transportes (IME/RJ), Engenheira Civil (UERJ). Aposentada, se reinventa como Empreendedora em Negócios de Impacto Social, criando o MLB, em 2017 no Rio de Janeiro para democratizar informações sobre envelhecimento saudável e contribuir para a manutenção do protagonismo das pessoas acima de 50 anos, com integração de gerações.

Brasil

Organização

Movimento Longevidade Brasil (MLB)

Parceiros

Associação Brasileira de Startups de Saúde (abssaude) Câmara Empresarial Rio (camarario)