18 de Outubro

Conversas sobre Arquitetura Humanitária - Projetando o Futuro Hoje

Evento gravado


15h30 Brasília | 17h30 Cabo Verde | 18h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h30 Angola | 20h30 Moçambique


Descrição

A crise humanitária internacional tem se acentuado nos últimos anos, principalmente em função do grande fluxo de migrações decorrentes de guerras, problemas socioeconômicos, disputas territoriais, conflitos étnico-raciais, desastres ambientais e a atual pandemia da COVID-19. Segundo o relatório do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) de 2020, atualmente são quase 80.000.000 de pessoas em deslocamento forçado no mundo. As conversas pretendem abordar situações de transitoriedade, integração urbana, políticas de acolhimento e moradia, entre outros temas, com participação de diversos profissionais e pessoas em situação de refúgio. Para fomentar um debate mais amplo sobre arquitetura humanitária, foram organizadas conversas sobre o tema, sob a ótica do campo ampliado, no segundo semestre de 2020, sempre às quintas-feiras às 18:30h (horário de Brasília), com transmissão gratuita online pelo Zoom e YouTube. Serão emitidos certificados para quem assistir a três sessões.

Moderação

Júlia de Queiroz
Membro LabAH e estagiária EMAUDAU PUC-RI – Brasil
Aluna de graduação do DAU/PUC-Rio, envolveu-se com a temática da Arquitetura Humanitária através de Bolsa de Iniciação Científica/ CNPQ sob supervisão da Profª Vera Hazan, com quem integrou a missão da CSVM à Roraima em 2018 e co-fundou o LabAH - Laboratório de Arquitetura Humanitária. Atua com o desejo de fomentar a atuação e debate da academia na área.

Painelistas

Mariana Montag
Casa de Jajja – Brasil
A Casa de Jajja é fruto de seu TCC, premiado pelo Beyond Bauhaus. O trabalho aborda projeto e prática sobre moradias autoconstruídas para mulheres em zonas rurais no continente africano. Através de campanha aberta de crowdfunding, o projeto foi construído no princípio de 2020. Atualmente, integra, o júri do Comuns, laboratório virtual latinoamericano de arquitetura participativa.

Maria Clara Barsotti
Tendas Ilê – Brasil
Tendas ilê foi vencedor do Prêmio Arquiteto do Amanhã do Instituto de Arquitetos do Brasil e 3º lugar no Prêmio Grandjean de Montigny do CAU e Urbanismo. Os ilês – itinerantes, leves e educativos – são espaços polivalentes destinados a atividades sociais e educativas para acampamentos do MST e campos para refugiados. Atualmente, Maria Clara colabora com o escritório Arquitectura Mixta, no México.

Brasil

Organização

Laboratório Arquitetura Humanitária (LabAH/EMAUDAU)
Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/ACNUR/PUC-Rio)

Parceiros

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021)
Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura
Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Sindicato de Arquitetos do Rio de Janeiro(SARJ)
Centro Carioca de Design (CCD)