22 de Outubro

Conversas sobre Arquitetura Humanitária – Integração e Economia Criativa no Refúgio

Evento ao vivo



18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Descrição

A crise humanitária internacional tem se acentuado nos últimos anos, principalmente em função do grande fluxo de migrações decorrentes de guerras, problemas socioeconômicos, disputas territoriais, conflitos étnico-raciais, desastres ambientais e a atual pandemia da COVID-19. Segundo o relatório do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) de 2020, atualmente são quase 80.000.000 de pessoas em deslocamento forçado no mundo. As conversas pretendem abordar situações de transitoriedade, integração urbana, políticas de acolhimento e moradia, entre outros temas, com participação de diversos profissionais e pessoas em situação de refúgio. Para fomentar um debate mais amplo sobre arquitetura humanitária, foram organizadas conversas sobre o tema, sob a ótica do campo ampliado, no segundo semestre de 2020, sempre às quintas-feiras às 18:30h (horário de Brasília), com transmissão gratuita online pelo Zoom e YouTube. Serão emitidos certificados para quem assistir a três sessões.

Moderação

Paula Camargo
Gerente do Centro Carioca de Design – Brasil
Arquiteta e urbanista pela UFRJ e mestre em História, Política e Bens Culturais pela FGV e doutoranda da ESDI/UERJ. Atualmente é Gerente do Centro Carioca de Design no Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, órgão da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e coordenadora do programa "Rio Distrito de Criatividade" (Rio DC) junto à rede mundial de distritos criativos (DC Network).

Painelistas

Maria Gabriela Moreno
Feira Chega Junto – Venezuela / Brasil
Chegou ao Rio em 2017 junto de sua família. É formada em Administração e na Venezuela tinha sua própria loja. Ao chegar no Brasil, começou a trabalhar na Chega Junto. Hoje atua através do Instagram @comidachevererj e faz parte de vários projetos com foco na gastronomia para ajudar outros imigrantes além de trabalhar em projetos que oferecem comidas a pessoas vulneráveis no Rio.

Cacau Vieira
Abraço Cultural – Brasil
Formada em Letras pela UFRJ e cursando, atualmente, a especialização em Educação e Cultura na FLACSO. Atua como professora de francês há mais de 10 anos e, em 2015, co-fundou como coordenadora pedagógica a ONG Abraço Cultural Rio de Janeiro, cujos objetivos principais são a integração e valorização de pessoas em situação de refúgio através do ensino de idiomas e culturas.

Anitha Agoussou
Abraço Cultural – Benin / Brasil
Originária do Benim, um país francófono da África, está no Brasil há quase dois anos como solicitante de refúgio. Atua como professora de francês no Abraço Cultural.

Brasil

Organização

Laboratório Arquitetura Humanitária (LabAH/EMAUDAU)
Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/ACNUR/PUC-Rio)

Parceiros

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021)
Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura
Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Sindicato de Arquitetos do Rio de Janeiro (SARJ)
Centro Carioca de Design (CCD)