30 de Outubro

CONVERSAS SOBRE ARQUITETURA HUMANITÁRIA – REFÚGIO AMBIENTAL E A LUTA INDÍGENA

Evento gravado


15h30 Brasília | 17h30 Cabo Verde | 18h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h30 Angola | 20h30 Moçambique


Descrição

A crise humanitária internacional tem se acentuado nos últimos anos, principalmente em função do grande fluxo de migrações decorrentes de guerras, problemas socioeconômicos, disputas territoriais, conflitos étnico-raciais, desastres ambientais e a atual pandemia da COVID-19. Segundo o relatório do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) de 2020, atualmente são quase 80.000.000 de pessoas em deslocamento forçado no mundo. As conversas pretendem abordar situações de transitoriedade, integração urbana, políticas de acolhimento e moradia, entre outros temas, com participação de diversos profissionais e pessoas em situação de refúgio. Para fomentar um debate mais amplo sobre arquitetura humanitária, foram organizadas conversas sobre o tema, sob a ótica do campo ampliado, no segundo semestre de 2020, sempre às quintas-feiras às 18:30h (horário de Brasília), com transmissão gratuita online pelo Zoom e YouTube. Serão emitidos certificados para quem assistir a três sessões.

Moderação

Igor de Vetyemy Ipãmakãyê Pataxó
Presidente do IAB-RJ – Brasil
Arquiteto e Urbanista, professor, indigenista, escritor e cineasta brasileiro. Atual Presidente do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil - Depto. Rio de Janeiro), à frente de um Mandato Coletivo que conta ainda com mais 7 co-presidentes. Desde 2018, é Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais.

Painelistas

Nurit Bensusan
Instituto Social Ambiental – Brasil
Bióloga de formação pela UnB e ativista ambiental, atualmente se divide entre o trabalho com políticas públicas e divulgação científica nas áreas de conservação da biodiversidade, paisagens e conhecimentos tradicionais. Coordenadora do tema Biodiversidade do Instituto Socioambiental, é também autora de livros e jogos de educação ambiental para crianças e jovens.

Cris Pankarau
Antropóloga e ativista indígena – Brasil
Como representante do povo Pankararu, foi uma das organizadoras da 1a Marcha das Mulheres Indígenas, em 2019, em Brasília. Juntamente com outros líderes da Apib – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, participou da Cúpula de Ação Climática na sede da ONU em setembro do mesmo ano. Hoje atua no combate à pandemia no Brasil.

Brasil

Organização

Laboratório Arquitetura Humanitária (LabAH/EMAUDAU)
Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/ACNUR/PUC-Rio)

Parceiros

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021)
Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura
Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Sindicato de Arquitetos do Rio de Janeiro (SARJ)
Centro Carioca de Design (CCD)