8 de Outubro

Conversas sobre Arquitetura Humanitária – VULNERABILIDADES URBANAS

Evento ao vivo



18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Descrição

A crise humanitária internacional tem se acentuado nos últimos anos, principalmente em função do grande fluxo de migrações decorrentes de guerras, problemas socioeconômicos, disputas territoriais, conflitos étnico-raciais, desastres ambientais e a atual pandemia Covid 19. Segundo o relatório do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) de 2020, atualmente são quase 80.000.000 de pessoas em deslocamento forçado no mundo. As conversas pretendem abordar situações de transitoriedade, integração urbana, políticas de acolhimento e moradia, entre outros temas, com participação de diversos profissionais e pessoas em situação de refúgio. Para fomentar um debate mais amplo sobre arquitetura humanitária, foram organizadas conversas sobre o tema, sob a ótica do campo ampliado, no segundo semestre de 2020, sempre às quintas-feiras às 18:30h (horário de Brasília), com transmissão gratuita online pelo Zoom e YouTube.

Moderação

Maria Helena Zamora
Psicóloga Social e Prof DSc. PSI/PUC-Rio – Brasil
Membro da CSVM/UNHCR/PUC-Rio e de várias associações de pesquisa e de organizações de Direitos Humanos nacionais e internacionais. Pesquisadora convidada da rede de pesquisa SPPREAD International sobre socioeducação, com membros no Reino Unido, Dinamarca e Brasil e Fellow convidada da rede internacional ASARPI (Institute for the Advanced Study of African Renaissance Policies Ideas) em 2020.

Painelistas

Marcela Dimenstein
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista graduada pela UFPB, Mestre pelo PPGAU/UFPB e Doutoranda pelo PPGAU/UFRN, onde desenvolve pesquisa sobre a relação entre cidade e os movimentos migratórios internacionais contemporâneos. Atualmente é professora assistente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa e do UNIESP
Centro Universitário, atuando na área de Teoria e História.

Nuria Manresa
Arquiteta e arte-educadora – Brasil
Co-fundadora da Brotos Oficina. Foi por 6 anos arte-educadora nos projetos Caput e Desembola na Ideia, que combinavam atenção psicossocial e arte agenciando a construção de projetos de vida junto a adolescentes em vulnerabilidade social e psíquica. Atualmente é professora substituta no IFMG Santa Luzia lecionando nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Paisagismo e Design de Interiores.

Brasil

Organização

Laboratório Arquitetura Humanitária (LabAH/EMAUDAU)
Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/ACNUR/PUC-Rio)

Parceiros

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021)
Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura
Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Sindicato de Arquitetos do Rio de Janeiro (SARJ)
Centro Carioca de Design (CCD)