31 de Outubro

DEBATE – CONSTRUÇÃO E AMBIENTE

Evento ao vivo


12h Brasília | 14h Cabo Verde | 15h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 16h Angola | 17h Moçambique


Descrição

Este ano o Café do Arquitecto traz para debate Construção e Ambiente. Economia dos resíduos, reflorestação como nivelador ambiental e materiais amigos do ambiente na construção serão os temas abordados no Café do Arquitecto durante 3 horas com bióloga, arquitectos e engenheiros de Angola, Portugal e Brasil. Você vai aprender o que pode fazer individualmente para diminuir o impacto da acção climática na sua região, e como construir de forma sustentável.

Moderação

Prudenciana Hach
Directora de artes na Geração 80 e BCH Arquitectura – Angola
Bacharel de Arquitectura e Urbanismo, foi Directora de Criação de Moda para a Fábrica têxtil e Directora Nacional do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola. Criativa, curiosa, autodidata e sempre disposta a abraçar novos desafios e por muitos, chamada de canivete suíço pela sua versatilidade. Prudenciana chegou a Geração 80 em 2018 e hoje desempenha actividades em arte, produção, figurino e maquilhagem. É responsável pela Direcção de Arte da primeira longa metragem da produtora “Ar Condicionado”.

Painelistas

Yanick Victor
Arquitecto e urbanista na Master Plan Angola, LD – Angola
Arquitecto angolano de 30 anos de idade, formado na Universidade Utanga. Foi responsável pela criação da fachada da empresa internacional Kia Motors localizada em Luanda, Angola. Ocupa o cargo actual de Arquitecto Júnior na empresa de arquitectos Master Plan Angola, Lda tendo sido responsável pelo projecto Kissanga da Master Plan Angola concorrendo no World Architecture Festival em Amesterdão de 2019. É também o palestrante do debte anual Construção e Ambiente.

Luiza Junqueira
Arquitecta e Urbanista / Sócia-fundadora da Straubjunqueira – Brasil
Arquiteta e Urbanista pela Belas Artes de São Paulo, cursou o Máster em Gestão de Sustentabilidade pela FGV-SP, sócia-fundadora da Straubjunqueira, Conselheira do CBCS, diretora do GT Sustentabilidade CJE FIESP e consultora em sustentabilidade há 13 anos. É professora nos cursos de pós-graduação lato-sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da UnyLeya, sobre construções sustentáveis também professora do GBC Brasil, responsável pelos cursos livre "GBC Casa", e “Como se Tornar um LEED Green Associate”, neste último tendo capacitado mais de 750 profissionais no Brasil.

Rui Amorim
Projectista em Sistemade CAD e fundador da Ecopaint Angola – Portugal
Fundador da Ecopaint Angola em 2008 e de suas afilias em Moçambique, São Tomé e Príncipe e a Greenpaint em Portugal. Em 2014 fundou a OCTO e em 2015 a Ecopaint UK e Perú. Recentemente criou um novo sistema de desinfecção de nome FLIGHTVIRUS. Nasceu em 1970 em Portugal, com 15 anos trabalhou em manutenção de edifícios, tornando-se projectista em sistemade CAD em 1991, tendo graduado em 1999 no curso de manutenção de edifícios Americanos na ITT Technical Institute.

Erica Tavares
Bióloga ambiental e ecologista / Co-fundadora e directora executiva da EcoAngola – Angola
Bióloga ambiental e ecologista, co-fundadora e directora executiva da EcoAngola. Luta pelos direitos humanos e da biodiversidade e pela justiça climática.David CaetanoEngenheiro químico e consultorAngolaEngenheiro Químico angolano nascido em Luanda, formado pela Universidade Agostinho Neto. Tem experiência profissional em operações, fabricação e controlo de qualidade. É professor do ensino médio em Planeamento e Gestão de Recursos Hídricos, Qualidade segurança e Ambiente. Actualmente é consultor freelance em Engenharia química e ambiente.

Brasil, Angola

Organização

Café do Arquitecto

Parceiros

Resurb Ambiente, Lda
Master Plan Angola, Lda
YNZO
Kubinga
Café Cazengo
WEDO BRAND
Whata Kids