14 de Outubro

Diálogo Favela e Academia: Caminhos Necessários para Educação Ambiental

Evento ao vivo


18h Brasília | 20h Cabo Verde | 21h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h Angola | 23h Moçambique


Facilitação gráfica: Geisa Paganini de Mio

Descrição

Nesta aula pública com lideranças comunitárias e acadêmicos propomos um diálogo de saberes entre a academia e a favela com o objetivo de trilhar, coletivamente, caminhos descolonizadores para a educação ambiental que valorizam o saber-fazer periférico. O saber da favela, apesar de solucionar problemas urbanos reais e complexos, é frequentemente ignorado. Em outros momentos, ele é apropriado por acadêmicos que se beneficiam enquanto moradores que o desenvolvem continuam marginalizados pela sociedade. Questões estruturais dificultam a relação Universidade-Favela, seja porque o perfil colonizador é replicado nessa troca ou porque a estrutura acadêmica desencoraja diálogos extra-muros das universidades. Queremos compreender: Quais os fatores que separam as boas e as más experiências na relação favelas-universidades? Como receber a universidade nas favelas? O que não queremos que aconteça nessa relação? E como ter uma relação favela-universidade de sucesso?

Moderação

Iamê da Silva de Sá
Laboratório de Ecologia Vegetal UFRJ – Brasil
Bióloga, integrante do Laboratório de Ecologia Vegetal da UFRJ, educadora ambiental e participante do GT de Educação Ambiental da Rede Favela Sustentável.

Painelistas

Fransérgio Goulart
Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial – Brasil
Historiador, coordenador executivo da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial, Movimento de Favelas e fomentador do Espaço Pra Que e Pra Quem Servem as Pesquisas sobre Favelas? – UERJ.

Daniel Fonseca
LAPEAr / UNIRIO – Brasil
Biólogo, mestre e doutor em Ciência Ambiental, Coordenador do Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental – LAPEAr  e docente no Instituto de Biociências da UNIRIO. Orientador nos mestrados de Educação e de Ecoturismo e Conservação da UNIRIO.

Camila Reis
LAPEAr / UNIRIO – Brasil
Bacharel em Educação Física pela UFRJ e mestranda em Ecoturismo e Conservação da UNIRIO. Atua no Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental (LAPEAr), onde pesquisa os potenciais pedagógicos do Parque Estadual Cunhambebe para escolas do entorno e outras pesquisas na área de Educação Ambiental com um olhar sobre as
identificações com e a partir do Meio.

Gildete Barros
Escola Jornalista Brito Broca – Brasil
Professora do Ensino Fundamental (anos iniciais) da rede pública do município do Rio de Janeiro, atualmente diretora da Escola Jornalista Brito Broca, situada no Morro da Formiga, na Tijuca. Pós graduada em Educação Infantil e Educação Ambiental.

Iara Oliveira
Alfazendo – Brasil
Educadora e co-fundadora do Alfazendo, uma organização comunitária na Cidade de Deus que cria e aprimora oportunidades educacionais para jovens e adultos na comunidade. A EcoRede é um projeto de educação socioambiental do Alfazendo.

Cris dos Prazeres
ReciclAção – Brasil
Fundou o Grupo Proa, que mobiliza voluntários em campanhas de vacinação e prevenção de doenças, e o projeto ReciclAção, com foco em educação ambiental, ambos no Morro dos Prazeres.

Verônica Parente
Projeto Escola Verde – Brasil
Bióloga, educadora ambiental do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental e idealizadora do Projeto Escola Verde – Cidade Alta, Cordovil.

Alan Brum
Raízes em Movimento – Brasil
Favelado, Doutorando em Planejamento Urbano IPPUR/UFRJ, Bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Pesquisa Social Aplicada pelo IUPERJ. É coordenador educacional do projeto Usina de Valores pelo Instituto Vladimir Herzog, pesquisador e
coordenador do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do
Alemão – CEPEDOCA e é cofundador e secretário executivo do Instituto Raízes
em Movimento.

Brasil

Organização

Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Rede Favela Sustentável

Parceiros

Comunidades Catalisadoras (ComCat)
Fundação Heinrich Böll Brasil