21 de Outubro

Diálogos Comunitários: Resiliência, cultura e educação pós-pandemia

Evento gravado


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Descrição

Saúde mental em tempos de pandemia: enfatizando a manutenção da qualidade e bem estar em comunidades em tempos de pós-pandemia, a superação de dificuldades, saúde mental, educação e cultura pós-pandemia.

Moderação

Alexander Araujo
Coordenador de Estudos, Pesquisa e Treinamento da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil – Brasil
Mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação, MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade São José (2008). Atualmente é professor de MBA da Universidade Castelo Branco (convidado), professor de MBA do Centro Universitário de Volta Redonda (convidado) e professor auxiliar de ensino do Centro Universitário Celso Lisboa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Servidor Público do Município do Rio de Janeiro, atuante da Defesa Civil do Rio de Janeiro, como coordenador de Estudos, Pesquisas e treinamento e membro do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres.

Painelistas

Denise Tarin
Procuradora de Justiça do Estado do RJ, Responsável pelo Programa Segurança Humana – Brasil
Coordenadora da Promotoria Regional de Meio Ambiente de 1995-2000, Promotora de Justiça de 1991 a 2007; Titular 3º Promotoria de Justiça de Meio Ambiente 2005-2007, Procuradora de Justiça 2007 – atual, mestrado em andamento em Gestão Ambiental da Universidade Federal Fluminense 2007, Especialização em andamento em Gestão Socioambiental, Fundação Getúlio Vargas – RJ, FGV-RJ, Brasil. Título: Mediação de conflitos ambientais, pelo promotor de justiça, na Cidade do Rio de Janeiro. Orientador Roberto Guimarães. Coordenadora do Programa Segurança Humana do MPRJ.

Pedro Delgado
Professor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ – Brasil
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1975), residência e mestrado em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1992) e pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, da Universidade de Londres (2008). Foi Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool & Outras Drogas do Ministério da Saúde de agosto de 2000 a dezembro de 2010 e presidente da III Conferência Nacional de Saúde Mental (2001) e da IV Conferência Nacional de Saúde Mental -Intersetorial (2010). É professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Faculdade de Medicina e Instituto de Psiquiatria-IPUB). Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Medicina/Psiquiatria, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de saúde mental; psiquiatria; saúde mental, tendências; desinstitucionalização; políticas públicas para atenção em álcool & outras drogas; saúde mental e atenção primária à saúde. É vice-presidente regional da World Association for Psychosocial Rehabilitation (WAPR).

Thiago dos Santos
CAPS 3 Maria do Socorro Rocinha – Brasil
Possui graduação em Psicologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Título: Psicanálise e saúde mental: Uma Introdução à Medicalização da Loucura. Orientador: Sonia Alberti. 2006 – 2011; Mestrado em andamento em Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: O território como desamparo: estudo de caso de um CAPS III em contexto
de violência, Orientador: Dr. Pedro Gabriel Godinho Delgado. Psicólogo do CAPS III Maria do Socorro Santos desde 2013.

Antônio Firmino
Museu Saokofá Memória História da Rocinha – Brasil
Possui licenciatura em geografia e membro do coletivo: Museu Sankofa Memória e História da Rocinha. Antonio Carlos Firmino é membro fundador do Museu Sankofa Memória e História da Rocinha. Sr. Firmino é geógrafo e coordenador de um dos mais antigas instituições da Favela da Rocinha, a Ação Social Padre Anchieta (ASPA). Por mais de 12 anos, ele coordenou o Ponto de Cultura, Centro Lúdico da Rocinha (Centro Internacional de Estudos e Pesquisa e Infância – CIESPI / PUC-Rio), atuou como TUXAUA (articulado pelo Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro), e participou dos coletivos Rocinha sem Fronteiras e Rocinha Resiste. Ele também é membro da Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro.

Brasil

Organização

Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil Municipal do Rio

Parceiros

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP)
Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil Estadual (ICTDEC)
Diretoria de Assistência de Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (DAS-CBMERJ)