15 de Outubro

EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO JORNALISMO

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe |14h Angola | 15h Moçambique


Descrição

Grande parte das cidades brasileiras e da África Lusófona se encontram em situação de vulnerabilidade perante as mudanças climáticas. Assim, cada vez mais frequente, temos cidades em estado de emergência devido a essas adversidades. O ODS 13 diz respeito à necessidade de criar cidades resilientes a riscos relacionados às catástrofes naturais. Esse webinário se insere nesse desfio no qual o jornalismo tem papel fundamental no processo de informar, mobilizar e conscientizar as comunidades dos centros urbanos. A forma como se dá a cobertura jornalística nos canais de comunicação (públicos, comunitários e comerciais) contribui para o debate público e a discussão de políticas urbanas sobre a complexidade das mudanças do clima em um cenário pós-pandemia, um problema emergencial que afeta a vida no planeta.

Moderação

Rosane Rosa
UFSM – Brasil
Pós-doutora pela Univ. de Coimbra (CAPES). Doutora em Comunicação pela UFRGS (CNPQ). Prof. no Dep.de Comunicação e do Prog. de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Coord. do Acordo de Coop. Internacional entre a UFSM e a Univ. Pedagógica de Moçambique e a Univ. de Cavo Verde. Lidera o GP
Comunicação, Educação e Cidadania (UFSM\CNPQ).

Painelistas

Eloisa Loose
UFRGS – Brasil
Pesquisadora na área de Comunicação e Meio Ambiente, com ênfase na emergência climática. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É vice-líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS).

Márcia Amaral
UFSM – Brasil
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio pós-doutoral na Universitat Pompeu Fabra. Professora Titular do Dep. de Comunicação e do Prog. de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Jornalismo (UFSM/CNPq), principal tema de interesse é cobertura jornalística de catástrofes.

Brasil

Organização

Rosane Rosa – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Andreia Oliveira

Parceiros

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
CAPES