26 de Outubro

Empreendedorismo Socioambiental na Construção de Periferias Sustentáveis

Evento ao vivo


19h Brasília | 21h Cabo Verde | 22h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 23h Angola | 00h (27/10) Moçambique


Facilitação gráfica: Maira MacLou

Descrição

O empreendedorismo socioambiental é uma importante ferramenta na construção de cidades mais sustentáveis, promovendo crescimento econômico, geração de emprego e renda e conservação ambiental. Porém, nas regiões periféricas, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a desigualdade econômica, a vulnerabilidade social e ambiental são mais evidentes, a promoção de projetos com caráter socioambiental são responsáveis por grandes transformações desses territórios, tornando-os mais resilientes e inclusivos, em especial, diante do cenário atual de pandemia mundial. Assim, esse evento convida a todos para conhecer três importantes projetos de empreendedorismo socioambiental que promoveram o fortalecimento das comunidades onde estão inseridos. São eles: Prato Verde Sustentável, Benedita Cerveja e Recifavela.

Moderação

Elisangela Rodrigues
FMU – Brasil
Bióloga, Doutora em Biologia Vegetal e Docente Tempo Integral do Centro Universitário FMU.

Angélica Morales
Docente UNESP/Tupã – Brasil
Bióloga, pós-doutora pela Universidad Nacional de Córdoba/ Argentina e Livre-Docente em Gestão e Educação Ambiental. Coordenadora da Sala Verde REAP desde 2018.

Reinaldo Fiumari Jr. 
Docente UNIP/Araçatuba – Brasil
Biólogo, Mestre em Educação Ambiental e docente no curso de Ciências Biológicas da UNIP de Araçatuba.

Painelistas

Wagner Ramalho
Coordenador do Prato Verde Sustentável – Brasil
Gestor Ambiental e professor de geografia. Idealizador do projeto prato verde sustentável. Possui formações complementares em arte dramática e jardinagem.

Angélica Soares
Coordenadora de Projetos – Brasil
Gestora ambiental, doutorando na Universidade Federal de São Carlos. No Prato Verde Sustentável atua na coordenação de projetos. Ama trabalhar com plantas e pessoas, acredita no potencial humano e tem como missão de vida a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Eneide Gama
Co-fundadora da Cerveja Benedita – Brasil
Gestora ambiental. Coordenadora de projetos sociais e articuladora social de projetos de economia solidária. Educadora social desde 2006. Supervisora do departamento de inclusão produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Melissa Miranda
Co-fundadora da Cerveja Benedita – Brasil
Administradora de Empresas, com MBA em Marketing de Serviço. Mais de quinze anos de experiência nos departamentos administrativo-financeiro em empresas de médio e grande porte e empreendimentos sociais.

Cristiano Cardoso
Sócio-fundador ReciFavela e Recircular – Brasil
Pai de 3 meninas feministas e 1 menino. Catador há 14 anos e morador da favela mais velha de São Paulo e um dos fundadores da Cooperativa, que hoje tem 12 anos de existência.

Julio Roz Weirich
Engenheiro Ambiental e Sanitarista – Brasil
Engenheiro ambiental e sanitarista atuante em projetos sociais e acadêmicos Organizador do projeto de Reintegração Socioambiental Maurício Monteiro. Consultor ambiental, atuando no setor de transportes municipais, gestão de efluentes, resíduos e educação ambiental.

Brasil

Organização

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Parceiros

Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP – UNESP, Tupã)
Universidade Paulista (UNIP Araçatuba)