27 de Outubro

Escritório modelo CACTUS: Serviços de assistência técnica no sertão paraibano

Evento ao vivo


20h Brasília | 22h Cabo Verde | 23h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 00h (28/10) Angola | 01h (28/10) Moçambique


Descrição

A Serra de Teixeira, localizada no Sertão paraibano, é uma região que possui relevante produção de Farinha de Mandioca através das comunidades locais. Tal produção, ocorre em Casas de Farinha. Algumas dessas instalações carecem de estrutura e manejo de resíduos adequados. Diante dessa necessidade, os escritórios-modelo CACTUS/Princesa Isabel e CACTUS/Cajazeiras, estruturados com equipe multidisciplinar têm desenvolvido trabalhos voltados para a melhoria das condições desses espaços e para diminuição do impacto ambiental dos resíduos gerados na produção da farinha. Este evento tem como objetivo apresentar ações já realizadas e em desenvolvimento pelos extensionistas, a partir de uma discussão que abrange o desenvolvimento sustentável, as condições de vida da comunidade envolvida e a segurança no trabalho, sobretudo no que se refere ao contexto pós-COVID-19. Com isso, procura-se debater e ressaltar, ainda, o papel do Escritório Modelo para o desenvolvimento da responsabilidade social e autonomia dos alunos, visando à transformação social e econômica da região a partir de agentes locais.

Moderação

Antonio Farias Júnior
Arquiteto e urbanista – Brasil
Arquiteto e urbanista pela UFPB atuou desenvolvendo projetos e gerenciamento de obras. É especialista em Master em arquitetura e no MBA Projeto, Execução e controle de Estruturas e Fundações e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2019) desenvolvendo um protótipo para consulta automática a índices urbanísticos com uso de BIM e GIS. Docente do Instituto Federal Paraíba já atuou como coordenador de curso e diretor de ensino interino. Coordena o Núcleo de extensão CACTUS_CZ.

Painelistas

Paula Dieb
Arquiteta e urbanista – Brasil
Arquiteta e urbanista, com experiência no desenvolvimento de projetos urbanos, arquitetônicos e de interiores. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (2019), é pesquisadora do grupo de pesquisa INCT Observatório das Metrópoles – Núcleo Paraíba (UFCG) e do Grupo de Estudos Urbanos (UFPB). Atualmente, é professora do Instituto Federal da Paraíba e coordena o Escritório Modelo CACTUS, projeto de extensão que visa prestar de serviços à comunidade, envolvendo ações multidisciplinares voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Daniela Passos
Docente do IFPB Campus Princesa Isabel – Brasil
Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química (Fluidodinâmica Computacional e Escoamento Multifásico) pela Universidade Federal de Campina Grande (Campus Campina Grande). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atua como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB – Campus Princesa Isabel) na área de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho em cursos técnico e superior.

Thais Morais
Professora de Sociologia IFPB – Brasil
Possui graduação (UFMG) e mestrado (UFRN) em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Sociais e Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Atualmente é professora do Instituto Federal da Paraíba, Campus Princesa Isabel e coordenadora do núcleo de extensão tecnológica CACTUS (Centro de Assessoria Comunitária à Tecnologias de Utilidades Sociais).

Brasil

Organização

Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais (CACTUS_CZ)

Parceiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Campus Cajazeiras)