30 de Outubro

Gestão da informação territorial em apoio ao enfrentamento às vulnerabilidades sociais e à pandemia

Evento ao vivo


14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique


Facilitação gráfica: Stefan Fernandes

Descrição

A temática central é a gestão de informações para enfrentamento da pandemia em territórios socialmente vulneráveis, com base nas ferramentas desenvolvidas e aplicadas pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos - IPP, em apoio ao desenho de políticas públicas para superação da desigualdade no município do Rio de Janeiro, Brasil, com base em indicadores de vulnerabilidade. A primeira mesa terá foco na gestão de informações e a segunda na experiência do Programa Territórios Sociais,criado em 2017 e coordenado por um Comitê Gestor intersetorial tendo à frente o IPP, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos - ONU-Habitat

Moderação

Daphne Besen
Analista de Programas (ONU-Habitat) – Brasil
Formada em Relações Internacionais pela PUC-Rio, Mestra em Sociologia Urbana pela UERJ e Especialista em Política e Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Desde 2017 trabalha como Analista de Programas do ONU-Habitat em Maceió. No ONU-Habitat coordenou a pesquisa sobre segurança urbana, espaços públicos e gênero e as Auditorias de Seguranças das Mulheres em Alagoas.

Painelistas

Andrea Pulici
Diretora de Projetos Especiais/IPP – Brasil
Geógrafa com especialização, mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Entre 2013 e 2014 foi Consultora do Programa de Assentamentos de Baixa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com o BID. Entre 2014 e 2015 foi assessora especial no Instituto Municipal Pereira Passos - IPP Rio, e desde março de 2015 é Diretora de Projetos Especiais.

Rayne Ferretti
Oficial Nacional (ONU-Habitat)– Brasil
Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Metodista Bennett e Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Trabalha no ONU-Habitat, e desde 2011 é a responsável pelos programas e projetos implementados no Brasil e antes trabalhou como ponto focal em diversos países da América Latina e Caribe. Foi professora do Curso de Relações Internacionais do Bennett (2008/2013).

Bianca Medina
Assistente Social/PCRJ – Brasil
Assistente Social, formada pela UFRJ e Especialista em Serviço Social e Saúde. Servidora da Prefeitura do Rio desde 2003, trabalhou na execução e na gestão da Política de Assistência Social do Município, através da Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Atualmente faz parte da equipe da Coordenadoria Técnica de Projetos Especiais do IPP, acompanhando o Programa Territórios Sociais e integrando o Comitê Gestor do Programa.

Danilo Moura
Oficial de Monitoramento/UNICEF – Brasil
Oficial de Monitoramento e Avaliação do UNICEF em São Paulo. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Columbia, em Nova York, ele já trabalhou para o Instituto Pereira Passos e a Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro; e já atuou como pesquisador para a Transparência Internacional, em Honduras; e para a Americas Society and Council of the Americas, em Washington.

Fernando Cavallieri
Sociólogo/IPP – Brasil
Sociólogo pelo IFCS /UFRJ, gerente de projetos e sistemas na Coordenadoria de Projetos Especiais do Instituto Pereira Passos, trabalha com pesquisas sociais, avaliações de impacto e indicadores.Na Prefeitura do Rio de Janeiro desde 1981, exerceu diversas funções de assessoria, coordenação e direção nas áreas de habitação, informações, planejamento urbano, programação governamental.

Genilson Estácio
Geógrafo/SMS – Brasil
Bacharel em Geografia pela UFRJ e com especialização em andamento em Geoprocessamento pela PUC Minas. Atua como geógrafo na Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, realizando atividades em geoprocessamento, com ênfase em análise espacial, geografia da saúde e demografia.

Luiz Coelho
Engenheiro Cartógrafo/IPP – Brasil
Engenheiro Cartógrafo, formado pelo Instituto Militar de Engenharia, Mestre em Informática pela Universidade Federal do Amazonas e doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Possui licenciaturas em Geografia e Matemática. É servidor concursado do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, e cedido ao Instituto Pereira Passos, trabalhando na Coordenadoria Técnica de Informações.

Felipe Mandarino
Coordenador de Informações da Cidade/IPP – Brasil
Geógrafo da área de Informações da Cidade do Instituto Pereira Passos. Destacam-se entre seus projetos, a implantação de um Sistema de Monitoramento das Mudanças Climáticas (SISCLIMA), a coordenação de inovadoras parcerias que a Prefeitura do Rio tem com a NASA e o MIT e a coordenação técnica da resposta da área de informações do IPP à pandemia da COVID-19.

Brasil

Organização

Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP)

Parceiros

Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat)
Comitê Gestor do Programa Territórios Sociais