30 de Outubro

Habitação popular: retratos e diagnósticos nas comunidades antes e depois da COVID-19

Evento ao vivo


9h Brasília | 11h Cabo Verde | 12h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 13h Angola | 14h Moçambique


Facilitação gráfica: Louise Trevisan

Descrição

O evento promoverá a reflexão de moradores de comunidades sobre o espaço em que vivem e será dividido em 3 blocos de 60 minutos cada. O primeiro, uma roda de conversa entre pesquisadores da habitação popular, debaterá questões relativas ao conforto ambiental e à percepção dos aspectos da vulnerabilidade evidenciados pela pandemia. O segundo bloco será uma oficina de fotografia que dará instrumentos para que o público faça registros fotográficos de suas próprias casas em tempo real e alimente uma galeria virtual colaborativa. A narrativa visual gerada será dirigida. Os temas para a captura de imagem terão como foco aspectos ligados ao conforto térmico e ambiental das habitações, em recortes específicos sobre calor, vento, ruído, iluminação e uso de ar-condicionado. No terceiro bloco, será feito o upload das imagens na plataforma ArqXP.com para a criação do registro e envio de feedback da equipe para a melhoria do conforto das habitações.

Moderação

Gustavo Curcio
Arquiteto e Designer – Brasil
Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutor pela FAUUSP. Docente da FAUUSP e pesquisador do LabVisual com pós-doutorado em Design de Revistas, integra o GENN – ECAUSP. Pesquisa a Habitação Popular Brasileira sob a óptica do Design. Coordena o ArqXP: experiências inovadoras em construção.

Painelistas

Alessandra Shimomura
Arquiteta e Urbanista –Brasil
Arquiteta e Urbanista, Mestre pela UNICAMP e Dra. pela FAUUSP. Docente na FAUUSP, atua no Comitê Plea Chapter LAC/Latin America and the Caribbean e no Núcleo USP Cidades. Advisor no SB ArchTech-LABAUT/ASHRAE. Coordena o projeto “Elas por elas: Universidade pela Comunidade na busca de ações efetivas nos espaços de vivência - construção de uma plataforma digital interativa” - Ciência Cidadã/PRP-USP.

Joana Gonçalves
Arquiteta e UrbanistaBrasilArquiteta e Urbanista pela UFRJ, Mestre pela AA Graduate School e Dra. pela FAUUSP. Orientadora dos programas de pós-graduação Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP e Architecture and Environmental Design, School of Architecture and Cities, University of Westminster, Londres. Professora da Architectural Association School of Architecture, Environmental Technical Studies, Londres.

Eduardo Pizarro
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutor pela FAUUSP. Professor da Universidade São Judas. Pizarro é Embaixador do LafargeHolcim Awards e já desenvolveu pesquisa na Architectural Association Graduate School, em Londres, e na ETH, em Zurique.
Ganhador de prêmios como o Jovem Cientista (Brasília, 2012) e o LafargeHolcim Forum Student Poster Competition (Detroit, 2016).

Patrícia Paixão
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista, MSc in Renewable Energy and Architecture na University of Nottingham (Inglaterra), Doutoranda FAUUSP. Professora da Universidade Santa Úrsula (USU), na área de Conforto Ambiental. Orientadora de alunos da graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USU.

Gustavo Diegues
Arquiteto e Urbanista – Brasil
Arquiteto e urbanista graduado pelo Centro Universitário FIAM FAAM. É mestrando em Tecnologia da Arquitetura pela FAU USP, na linha de conforto ambiental, eficiência energética e ergonomia. Desenvolve pesquisa sobre desempenho ambiental em favelas. É coordenador de mapeamento do TETO São Paulo, com domínio do software QGis.

Brasil

Organização

Gustavo Orlando Fudaba Curcio

Parceiros

Alessandra Shimomura
Joana Gonçalves
Eduardo Pizarro
Gustavo Diegues
Patrícia Paixão