28 de Outubro

Habitar as Margens na Lusotopia III: propostas de soluções e direito à cidade nas margens urbanas

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Descrição

Este evento faz parte do ciclo de 3 conversas online HABITAR AS MARGENS NA LUSOTOPIA, com lideranças comunitárias das margens urbanas de Angola, Brasil, Portugal e Moçambique, sendo organizado no quadro do Projeto África Habitat, (coordenado pela FAUL e financiado pela FCT e AKDN) e do pós-doutorado Territórios periféricos da Lusotopia de Débora Cavalcanti (NEST, FAU-UFAL). Pretende-se ouvir as vozes dos bairros destes 4 lugares, neste momento de pandemia, confrontar suas situações e suas visões sobre o habitar nas margens urbanas. Tendo em vista a dinâmica de um debate online, optou-se por estruturar a conversa em três temas em forma de perguntas para cada um dos convidados. A cada bloco, abre-se às perguntas da audiência. Esta terceira e última conversa pretende discutir as melhores propostas de soluções, em cada região, para as questões das margens urbanas, além de visualizar um futuro melhor e assim debater sobre como alcançar o direito à habitação e à cidade em cada contexto.

Moderação

Débora Cavalcanti
NEST/FAU-UFAL – Brasil
Professora da FAU/UFAL e Líder do grupo de pesquisa e extensão NEST. Atualmente encontra-se em estágio pós-doutoral na Faculdade de Arquitetura da ULisboa. Dedica-se aos temas da pobreza urbana, habitação, participação, desenvolvimento sócio territorial e o direito à cidade.

Painelistas

António Pereira
Comissão dos Moradores do Kalawenda no Cazenga – Angola
Natural de Malanje e residente em Luanda, no município do Cazenga. Licenciado em Sociologia, é professor e atualmente exerce as funções de Subdirector Pedagogico na escola e de Coordenador na Comissão de Moradores do bairro Kalawenda.

Pâmela Carvalho
Coordenadora na Redes da Maré – Brasil
Educadora, historiadora, pesquisadora ativista das relações raciais e de gênero e dos direitos de populações de favelas. Coordenadora do eixo “Arte, Cultura, Memórias e Identidades” na Redes de Desenvolvimento da Maré. Fundadora do Quilombo Etu, coletivo que trabalha a cultura popular a partir de uma perspectiva de educação antirracista. É moradora do Parque União (Conjunto de Favelas da Maré).

Alberto Abudo
Bairro Jardim em Maputo – Moçambique
Secretário do Bairro Jardim há seis anos.

Nelson Gomes
Associação Cultural Moinho da Juventude, Bairro Cova da Moura, Amadora –Portugal
Lisboeta, passou a sua infância e juventude no Bairro do Alto da Cova da Moura. Foi utente da ACMJ, posteriormente voluntário. É licenciado e Mestre em Gestão e no final do ano de 2011 entra para os Quadros da Associação Cultural Moinho da Juventude para efetuar um estágio profissional na área de recursos humanos. Atualmente é responsável pela gestão de projetos na ACMJ.

Isabel Raposo
GESTUAL-FAUL – Portugal
Professora da FAUL e Coordenadora do Grupo de Estudos Socio-Territoriais e Urbanos e de Ação Local (Gestual) do CIAUD-FAUL. Coordena o Projeto África Habitat. Seus temas de especialização são transformação da habitação popular em áreas rurais e suburbanas; redução de pobreza urbana; reabilitação de centros urbanos antigos; qualificação, urbanização e planeamento de áreas suburbanas autoproduzidas.

Brasil, Angola, Moçambique

Organização

Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Parceiros

Grupo de Estudos Socio-Territoriais, Urbanos e de Ação Local (GESTUAL) da Faculdade de Arquitetura de Lisboa