18 de Outubro

HABITAT BRASIL E ÁFRICA, PÓS COVID-19

Evento ao vivo


15h Brasília | 17h Cabo Verde | 18h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 19h Angola | 20h Moçambique


Facilitação gráfica: Leonardo Pereira Cardoso

Descrição

A proposta do evento é um intercâmbio internacional (reunindo 6 países) para discutir a problemática da crise do Habitat e conhecer as soluções encontradas nos respectivos países, de uma forma multidisciplinar. Para ampliar a visão, foram convidados alguns técnicos de áreas abrangentes, como: Sanitária, Climática, Resíduos sólidos, que evidenciarão alguns aspectos de extrema importância sobre a temática proposta. Os convidados para desvendarem os cenários em seus países são pessoas de diversas áreas, tanto profissionais (gestão, leis, educação, construção civil), como, também, estudantes, entre outros. Esta metodologia, foi adotada com o intuito de expandir o conhecimento a respeito do Habitat, suas complexidades e as melhores práticas, para colaborarem com políticas públicas pró habitat, pós Covid 19.

Moderação

Célia Regina Stocco
Economista, Mestre em Ciências Sociais – Brasil
Economista e mestre em Ciências Sociais, Políticas Públicas/Desenvolvimento Regional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente, Pesquisadora. Empreendedora, na área de Assessoria e Networking Empresarial e Acadêmico, Projetos e Estratégias de Negócios.

Angela Vicente
Mais Casa – Revista – BrasilAtuando como organizadora de eventos na editora Giacomó Arigo Milão e diretora executiva na fundação AMICIDEGLIAGELI – Turin (voluntária) tive a oportunidade de comprovar a eficiência da atuação em pro ao desenvolvimento humano para minimizar os impactos da diferença social entre países, principalmente Africanos. A habitação sempre esteve ao cerne da atuação da fundação. Licenciada em Comércio Internacional (Universidad Argentina de La Empresa UADE /BS AS/ Argentina). Marketing Estratégico – IED Torino – Itália/ Comex FGV Isae Brasil.

Painelistas

Silvio Barros
Solução Consultoria – Brasil
Engenheiro Civil/Especialização Engenharia Sanitária (UEM) Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná em 2018; Prefeito da cidade de Maringá 2005 a 2008 e de 2008 a 2012, recebeu diversos prêmios, entre eles: “Selo Cidade Cidadã”, “Prefeito Amigo da Criança”, destaque nacional (2008); “Prefeito Inovador”, destaque Nacional MBC-Microsoft Intel (2010); “Prefeito Empreendedor do Paraná".

Erlen Jesus
Professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Bahia – São Tomé e Príncipe
Mestrado em Engenharia de Sistemas Eletronicos e Automação pela Universidade de Brasília. Laboratorio de Automação e Robotica – Lara.

Antonio Muondo
Médio Técnico em Educação Instituto Médio Normal de Educação de Viana, Luanda – Angola; Teólogo – Angola
Médio Técnico em Educação – Especialidade: Geografia e História pelo IMNEV - Instituto Médio Normal de Educação de Viana, Luanda – Angola; Bacharelado em Teologia pelo IAP – Instituto Adventista Paranaense – Brasil

José Alves
Agencia Humanitária estabelecida em Angola ADRA-I ANGOLA – Angola
Diretor Nacional ADRA-I Angola da Comunidade, agência humanitária estabelecida em Angola desde 1991, faz parte de uma rede de escritórios em 134 países, atuando em situações de emergência e desenvolvimento humano.

Inês Raimundo
University of the Witwatersrand – Moçambique
PhD Forced Migration, the University of the Witwatersrand, Johannesburg, SA 2002 MA in Human Geography (Internal Migration), the University of the Witwatersrand, Johannesburg, SA 1995 Licenciatura (B Honor) Eduardo Mondlane University, Maputo, Mozambique.

Gilson Patrick Gomes
CEO Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) – Cabo Verde
Bacharel em Ciências Biológicas Bacharelado, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bacharelem Teologia, pela Faculdade Adventista da Bahia (SALT – FADBA). Tem experiência na área de Microbiologia, Geociências, Educação, História e Filosofia da Ciência. Atualmente aluno do Mestrado em Educação para Ciência e Ensino Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Diker Pires
Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA) – PUC-RS – São Tomé e Príncipe
Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA) – PUCRS, Brasil. (Interrompido). Mestre em Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA), Área de Concentração: Engenharia e Tecnologia de Materiais, Linha de Pesquisa: Materiais e Processos Para Controle e Mitigação de Impactos Ambientais, pela Pontifícia Universidade Católica.

Edileny Souza
Administrador de Empresas, área financeiraSão Tomé e Príncipe
Formado em Direito e Administração de empresas, atuando na área financeira

Iabna Infaga
Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Guiné-Bissau
Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atuação vinculado a linha de pesquisa: Política Internacional.

Donária Rizzo
Engenheira civil e Conselheira do Conselho Municipal da Mulher de Maringá e da ACIM Mulher – Brasil
Engenheira Civil especialista em Avaliações de Bens e Perícia, foi Presidente e está Conselheira no Conselho Municipal da Mulher de Maringá; Conselheira no ACIM Mulher; foi da Diretoria da Assoc. Engenheiros e Arquitetos de Maringá; colaboradora de centros de apoio social.

Rogel Martins
Doutor em Ciência Jurídica – Brasil
Advogado, Doutor em Ciência Jurídica / UMSA, CABA, Argentina. Especialista em Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico / UNOPAR/ADESG, Londrina/Maringá. Autor de livros: Ética Ambiental; Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos – Guia de Orientação para Municípios; Filosofia do Lixo – Ensaio para compreensão da nossa sujeira.

Neide Pessin
Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento – Brasil
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (1990) e mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1997). Professora da Universidade de Caxias do Sul desde 1995, como mestre assistente - nível III. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sól

Kaleb Melo
Advogado, Mentor do Climate Reality Brasil – Brasil
Membro da Comissão normativa da Lei Djalma Maranhão, eleito pela classe artística (2013, 2016 e 2107). Conselheiro de Cultura do Município de Natal (2009, 2010 e 2017), eleito pela classe artística. Adviser da Junior Archievement (2016 e 2017). Conselheiro de Cultura de Natal/RN (2018 e 2019), eleito pela classe artística. Membro da Comissão normativa da Lei Câmara Cascudo, eleito pela classe artística.

Yuri Tisi
Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) e Waste to Energy Research and Technology Council (WTERT) – Brasil
Presidente - Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) e Waste to Energy Research and Technology Council (WTERT) – ABREN é uma associação nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a interlocução entre a iniciativa privada e as instituições públicas, nas esferas nacionais e internacionais, e em todos os níveis governamentais, ao representar empresas, consultores e fabricantes de equipamentos de recuperação energética, reciclagem e logística reversa de resíduos sólidos.

Ana Maria Gotardo
Arquitetura de edificações – Brasil
Arquitetura de edificações , Arquitetura de interiores – retrofit – reforma revitalizações, Arquitetura hospitalar, Arquitetura corporativa, Arquitetura de feiras e eventos – acompanhamento e gerenciamento de obras.

Brasil | Angola | Cabo Verde | Guiné-Bissau | Moçambique | São Tomé e Príncipe

Organização

Célia Regina e Angela Vicente (Mais Casa)

Parceiros

Rogel Matins
Kaleb Melo
Iabna Infaga
Erllen Jesus
Antonio Agostinho Muondo
Silvio Barros