7 de Outubro

II Simpósio de Gestão de Cidades – Pandemia, vulnerabilidades urbanas e gestão da cidade

Evento ao vivo


18h30 Brasília | 20h30 Cabo Verde | 21h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h30 Angola | 23h30 Moçambique


Descrição

A crise global inaugurada com a pandemia da COVID-19 tem trazido à tona velhos e novos problemas do modelo de sociedade vigente, com rebatimentos diretos na dinâmica das cidades. As consequências do contágio e os efeitos da pandemia não só reproduzem como escancaram desigualdades socioeconômicas e vulnerabilidades urbanas características do nosso modelo de urbanização segregador. Pensando nisso, o Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios da Universidade Federal do Cariri (LaCITE-UFCA), juntamente com diversos parceiros, realizarão o II Simpósio de Gestão de Cidades. O evento é gratuito e voltado a estudantes, professores, pesquisadores, gestores públicos, representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e demais interessados na discussão da gestão das cidades. O propósito central do evento é o fortalecimento de um espaço plural para o debate de ideias e a construção de alternativas e estratégias de ação.

Moderação

Raniere Moreira
LaCITE-UFCA – Brasil
Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (UFCA). Coordenador do Observatório das Cidades do Cariri. Membro da Rede Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (RGS).

Painelistas

Márcio Pochmann
Instituto de Economia da UNICAMP – Brasil
Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1984), pós-graduado em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal, doutor em Ciência Econômica pela UNICAMP (1993) e concursos de pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (1989), de professor (1994), Livre Docente (2000) e Titular (2014) – UNICAMP.

Maria Clélia Lustosa Costa
Observatório das Metrópoles-Ceará (UFC) – Brasil
Professora do Departamento de Geografia da UFC. Vice-Coordenadora do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR) da UFC. Sócia efetiva do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e sua representante no Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio histórico e cultural (COMPHIC). Coordenadora do núcleo Fortaleza da Rede Observatório das Metrópoles.

Firmiana Fonseca
Dept. de Geografia – URCA – Brasil
Doutora em Geografia pela UFC. Professora do Departamento de Geociências da URCA.
Membro do Conselho Estadual de Cidades e pesquisadora em temas relacionados à
Dinâmica Urbana, Mobilidade e Metropolização.

Brasil

Organização

Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE-UFCA)

Parceiros

Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS)
Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS)
Laboratório de Estudos em Violência e Segurança Pública (LEVIS)
Núcleo de Estudos em TICs (INGETI)
Instituto Federal do Ceará (IFCE)
Grupo de Estudos Agrários (GEA-URCA)
SEBRAE
Conselho Municipal de Habitação de Juazeiro do Norte (CMHIS)