29 de Outubro

Jardim urbano de plantas com valor nutricional e medicinal

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Descrição

Com o foco na valorização da qualidade de vida de nossas cidades, observamos que o interesse por jardinagem e cultivo de hortas domesticas no espaço urbano cresceu nesse ano de pandemia. Essa weboficina pretende contribuir para que essa tendencia continue se consolidando nas cidades pós-pandemia. A busca por alimentação saudável, o encanto e o prazer de colher o que produz estimulam a busca de conhecimentos por plantas nutricionais e medicinais em pequenos espaços urbanos domésticos e comunitarios. As hortas Urbanas contribuem com o bem-estar das familias e das comunidades, para uma alimentação econômica e livre de agrotóxicos e contribuem para revitalizar a cidade. Abordaremos o passo a passo para organização de hortas criativas, com aproveitamento de materiais, intercalação de espécies e miscelânea de cultivos entre outras questões básicas. Entendemos que o incenntivo de tais práticas sustentáveis propicia outros modos de convívio nos espaços urbanos.

Moderação

Rosane Rosa
UFSM – Brasil
Pós-doutora pela Univ. de Coimbra (CAPES). Doutora em Comunicação pela UFRGS (CNPQ). Prof. no Dep.de Comunicação e do Prog. de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Coord. do Acordo de Coop. Internacional entre a UFSM e a Univ. Pedagógica de Moçambique e a Univ. de Cavo Verde. Lidera o GP Comunicação, Educação e Cidadania (UFSM\CNPQ).

Painelistas

Paulino Varela Tavares
IFFar – Cabo Verde
Doutor em Economia pelo PPGE/UFRGS. Professor no Instituto Federal Farroupilha IFFar – Brasil. Áreas de atuação: Economia Internacional; Economia do Setor Público; Finanças Públicas; Administração Pública; Governança Pública; Economia dos Países Africanos e CPLP; Economia dos Emigrantes; Agronegócio e Agricultura Familiar; e Segurança Alimentar e Nutricional.

Cândida Cardoso
Ministerio da Agricultura de Cabo Verde – Cabo Verde
Engenheira agrónoma do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde. Consultora e palestrante. Áreas de atuação: agricultura urbana e periurbana; práticas para criação de pequenas hortas caseiras; alimentação saudável; plantas medicinais e nutricionais, agricultura familiar; Educação no campo; consultorias agropecuárias; projetos institucionais e organizacionais.

Brasil, Cabo Verde

Organização

Rosane Rosa (UFSM)

Parceiros

Ministério da Agricultura de Cabo Verde
Instituto Federal Farroupilha (IFFar)