22 de Outubro

Melhorias Habitacionais e os Desafios da Prática

Evento ao vivo


18h Brasília | 20h Cabo Verde | 21h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 22h Angola | 23h Moçambique


Facilitação gráfica: Deiaideias

Descrição

O objetivo deste bate-papo colaborativo é proporcionar um momento de discussão sobre programas de melhorias habitacionais em atividade no Brasil, destacando seus limites e potencialidades, a escala de atuação alcançada e relação dos arquitetos com a comunidade atendida. Entende-se como melhorias habitacionais, todas as intervenções realizadas em moradias existentes voltadas a população de baixa renda, visando melhorias na condição de habitabilidade do espaço construído, como reformas em banheiros e cozinha, reparos em cobertas, melhorias nas condições de ventilação e iluminação natural, instalações hidrossanitárias, além da distribuição de recurso ao morador para custeio de materiais e/ou mão de obra. Para tanto, são trazidas experiências de atuação dos arquitetos nos programas “Vida Nova nas Grotas” em Alagoas e “Cheque Minha Casa” no Maranhão, ademais de um estudo comparativo entre programas públicos, ONGs e negócio social em São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Moderação

Débora Cavalcanti
NEST/FAU-UFAL – Brasil
Professora da FAU/UFAL e líder do grupo de pesquisa e extensão NEST. Atualmente encontra-se em estágio pós-doutoral na Faculdade de Arquitetura da ULisboa. Dedica-se aos temas da pobreza urbana, habitação, participação, desenvolvimento sócio territorial e o direito à cidade.

Painelistas

Daniel Sombra
Programa Cheque Minha Casa – MA – Brasil
Graduado pela Universidade de São Paulo (2017). Hoje atua na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão. Coordenou o projeto de Assistência Técnica do programa ‘Cheque Minha Casa’, para moradores do centro de São Luís – MA.

Jéssica Muniz
Programa Vida Nova nas Grotas – AL – Brasil
Graduada pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Atualmente é pesquisadora no Projeto ‘Territórios da Pobreza de Maceió’ – NEST/FAU/UFAL e voluntária no projeto de extensão LABIBOCA. Atuou como arquiteta contratada pelo CAU/AL no ‘Programa Vida Nova nas Grotas’, do Governo de Alagoas com apoio do ONU-Habitat.

Ana Maria Haddad
Pesquisadora Labhab FAU-USP – Brasil
Graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Hoje pesquisa programas de melhorias habitacionais na região de São Paulo e seus impactos nas vidas das famílias beneficiárias, no programa de mestrado da FAUUSP, em Habitat. Também integra o Grupo de Estudos em ATHIS, de Maringá.

Brasil

Organização

Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Parceiros

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)