27 de Outubro

Moradia e COVID-19 – Conectar todas e todos para a construção de um futuro urbano melhor

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Fabifinland

Descrição

O evento constituirá um Painel de discussões online sobre Moradia e da Saúde Pública e tem como foco, a reflexão sobre as formas de se viabilizar um novo urbano, discutindo sobre a atuação dos atores-chave (setor público, sociedade civil, e academia) e as possibilidades de uma conexão e articulação entre eles para a construção de soluções mais participativas e assertivas na área de habitação social. Busca-se revelar possibilidades existentes para enfrentamento da Pandemia da COVID-19 em situações de vulnerabilidade social, e como podem ser potencializadas e efetivamente transformadoras, ao unir os esforços e conectar as ações individuais. A precariedade da moradia será um dos pontos de destaque, por estar diretamente relacionada à qualidade de vida da população, em função das condições de salubridade, habitabilidade e de segurança em que vive.

Moderação

Lilian Farah Nagato
Arquiteta Urbanista – Brasil
Arquiteta urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2003, com mestrado concluído em 2012 pela mesma instituição. Sócia diretora da Tema Planejamento e Projetos Urbanos, Arquitetônicos e Sociais, mora em Portugal, onde tem atuado com certificação energética de imóveis, e projetos de arquitetura mais sustentável.

Painelistas

Ricardo D'Avila
Médico Infectologista – Brasil
Médico infectologista, medicina comunitária Secretaria Municipal da Saúde do município de Paraty, formado Pela Faculdade de Medicina da PUC Sorocaba-SP.

Sandra Becker
Arquiteta Urbanista – Brasil
Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFF, 2017), Especialista em Política e Planejamento Urbano (IPPUR, 2014). Coordenadora do Gabinete de ATHIS do CAU/RS que objetiva a promoção de ações na implantação da Lei Federal 11.888/2008 – ATHIS. Trabalhou em organizações da sociedade civil e escritórios na elaboração e implementação de projetos de desenvolvimento urbano e políticas habitacionais.

Luisa Lins
Advogada Popular – Brasil
Militante feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco e sou advogada popular.

Tatiana Urbanovik
Arquiteta Urbanista – Brasil
Arquiteta urbanista graduada em 2002 pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado – Faculdade de Artes Plásticas – Curso de Arquitetura e Urbanismo) em São Paulo, com pós-graduação em Direito Urbanístico na PUC-MG, e mestrado pela FAU-USP, concluído em 2017. Sócia diretora da Tema Planejamento e Projetos Urbanos, Arquitetônicos e Sociais. Doutoranda na Faculdade de Engenharia do Porto, Portugal.

Poliana Risso Silva Ueda
Arquiteta Urbanista – Brasil
Arquiteta e Urbanista, Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2007) e Doutoranda e Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2010). Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Brasil e sócia diretora da Tema Planejamento e Projetos Urbanos, Arquitetônicos e Sociais.

Brasil

Organização

Tema Planejamento e Projetos Urbanos, Arquitetônicos e Sociais

Parceiros

Pró-Associação de Arquitetos urbanistas de Votuporanga e Região (PROARQ)