17 de Outubro

O DIREITO À CIDADE A PARTIR DAS MARGENS: METODOLOGIAS COLABORATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CIDADES

Evento ao vivo


14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique


Facilitação gráfica: Arnaldo Pedrosa

Descrição

O seminário foi pautado como espaço de discussão para os territórios urbanos às margens das metrópoles ou na periferia do capitalismo global, e que tem como contexto particular atividades e grandes projetos de base extrativista, e por onde, com grandes impactos nas dinâmicas de planejamento urbano, acesso à terra e do bem-estar geral das comunidades, afetando especialmentes às atravessadas por questões de raça, renda, gênero, nacionalidade e outras. O evento tem por objetivo geral a criação de uma rede de ações conjuntas inter-fronteiriças e intercontinentais no enfrentamento das desigualdades em territórios periféricos/às margens, através da multiplicação da metodologia de “planejamento colaborativo da cidade”, desenhada a partir da diversidade, da associação da educação popular e da pesquisa ação é desenvolvida pela Escola Popular de Planejamento da Cidade. Assim, buscamos difundir e ampliar ações de transformação integral, justas e diversas das nossas cidades do Sul Global.

Moderação

Angélica Santamaría
Arquiteta e Urbanista, Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território (PGT-UFABC) – Colômbia / Brasil
Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território, da Universidade Federal do ABC (PGT-UFABC); É mestre em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL-UNILA), com formação em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (CAU-UNILA). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Justiça Territorial (LabJuta-UFABC) e da Escola Popular (EPPC-UNILA).

Painelistas

Laura Acuña Rodas
Estudante de Arquitetura e Urbanismo, Fundadora Escola Popular de Planejamento da Cidade (EPPC/UNILA) – Paraguai / Brasil
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (CAU-UNILA), é membro fundador do projeto Escola Popular de Urbanismo (2015, EPPC-UNILA); Suas frentes de pesquisa e ação estão relacionadas ao: direito à cidade, megaprojetos em áreas de fronteira, práticas de planejamento urbano colaborativo e métodos de participação popular no planejamento das cidades.

Luiz Oliveira
Docente de Geografia (IFPR/Foz do Iguaçu), Parceiro EPPC – Brasil
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia na Universidade Federal do Paraná (2016). Atualmente é docente no Instituto Federal do Paraná - Campus Foz do Iguaçu atuando em ensino, pesquisa e extensão nos temas de direito à cidade, justiça ambiental e extensão popular.

Cecília Angileli
Docente Arquitetura e Urbanismo (CAU-UNILA), Coordenadora EPPC – Brasil
Arquiteta e Urbanista (UBC, 2001); Mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP, 2007); Doutora em Arquitetura e Urbanismo (USP, 2012); Pós-Doutora em Planejamento e Gestão do Território (PGT-UFABC). Tem experiência de mais de 10 anos de docência, atualmente é Professora Adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU-UNILA); É coordenadora do projeto Escola Popular de Planejamento da Cidade – EPPC.

Solange Assumpção
Doutora em Letras, Pedagoga institucional na UNILA – Brasil
Doutora em Letras, mestra em Linguística, especialista em Educação Especial Inclusiva, especialista em Alfabetização e licenciada em Pedagogia. Possui larga experiência no Ensino Superior, bem como na coordenação pedagógica e docência da Educação Básica. Atua como pedagoga institucional na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Fernando Pires
Técnico em Edificações e Permacultor, Arquiteto e Urbanista pela UDC – Foz do Iguaçu – Brasil
Técnico em Edificações e Permacultor, Arquiteto e Urbanista pela UDC – Foz do Iguaçu, mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento na UNILA – Foz do Iguaçu. Atua com assessoria técnica para habitação de interesse social, construções ecológicas e pesquisa o desenvolvimento territorial no entorno do Parque Nacional do Iguaçu.

Brasil

Organização

Escola Popular de Planejamento da Cidade-Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Parceiros

Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu e o Laboratório de Justiça Territorial (LabJuta)
Univesidade Federal do ABC (UFABC)