15 de Outubro

O impacto da pandemia da COVID-19 na arquitectura, urbanismo e ordenamento do território em Angola

Evento ao vivo


17h Brasília | 19h Cabo Verde | 20h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 21h Angola | 22h Moçambique


Descrição

A Pandemia da COVID 19, veio a exacerbar e ressaltar as várias deficiência s sanitárias e de saneamento nas periferias dos principais Polos Urbanos, tendo Luanda como caso paradigmático, com quase 1/3 da População do país, onde 80% dos mesmos vivem em condições urbanas muito precárias, onde a falta de saneamento básico, altas densidades construídas e populacionais, sobrelotação das moradias (3 pessoas por cómodo), inacessibilidade para serviços urbanos (bombeiros, recolha de resíduos sólidos, polícia), falta de espaço público e áreas verdes, ventilação cruzada, condições internas de insalubridade, forte dependência do Sector Informal seja pelo auto-emprego ou aquisição de bens e serviços, dificuldade de acesso à segurança alimentar e aos serviços sanitário. um grupo de especialistas abordará de forma holística Medidas de Mitigação do Impacto da COVID 19 em temas como: Planeamento e Gestão Urbana, Habitabilidade Básica, Comércio Informal, Segurança Alimentar, Governança e Higiene.

Moderação

Ilídio Daio
Arquitecto – Angola
Arquitecto pela Universidade Técnica de Lisboa em 1999. Pós-graduação em Habitabilidade Básica pela Universidade Politécnica de Madrid em 2005. Pós-graduação em Planeamento Urbano Sustentável (Banco Mundial 2012). Prémio Kubikuz de Habitação Social Urbana pela Imogestin em 2016. Chefe de Departamento de Planeamento e Gestão Urbana do GTRUC.

Painelistas

Ângela Mingas
Arquitecta – Angola
Arquitecta, Pós-graduada em Antropologia do Espaço, Mestre em Arquitectura pela Universidade do Porto com o tema “Plano de Pormenor de Salvaguarda do Centro Histórico de Luanda” e Doutoranda na Universidade de Lisboa em Planeamento Urbano e Territorial com o Projecto de Tese sobre “Os Signos Espaciais do Musseque: Interpretação do tecido urbano não acreditado do Catambor”.

Filomena Cardoso
Arquitecta – Angola
Professora Auxiliar no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN), onde é professora há 35 anos. Doutoranda em Arquitectura, no Instituto Superior Técnico (IST-UL) com o projecto de tese “Modelo Adaptativo de Conforto Térmico na Habitação. Luanda e Huambo”. Membro do GEOTPU – Grupo de Investigação em Ordenamento do Território e Urbanismo.

Ana Fortes
Arquitecta – Angola
Arquitecta, Mestre pela Universidade de Witwatersrand na África do Sul com o Tema Diáspora e Arquitectura. Doutoranda pela Universidade de Lisboa com o tema - "Reabilitação Sustentável de Centros Urbanos: O caso do centro de Luanda em Angola”. Técnica do Ministério da Construção e Ordenamento do Território em Angola. Co- Coordenou o Gabinete Técnico para implementação do Programa Nacional da Habit.

Yonara Freitas
Engenheira – Angola
Angolana, formada em Engenharia de petróleos e especializada em controlo de qualidade da água, neste momento supervisora de projectos na Química Verde Laboratório, participando da criação do biofiltro de água, produção de sabão ecológico e álcool gel.

Henrique Santos
Arquitecto – Angola
Arquitecto, Mestre em Planeamento Urbano e Doutorando em Urbanismo. No início da actividade profissional colaborou com o do Arquitecto Jorge Mário Jáuregui (Prémio Mies van der Rohe 1999) no Rio de Janeiro, onde fez parte da equipa vencedora do prémio Caixa Económica Federal 2004, com o Projecto “Programa de Arrendamento Residencial para o Programa Favela Bairro”.

Wilfred Figueiredo
Arquitecto – Angola
Arquiteto pelo Darq FCT – Universidade de Coimbra. Autor em 2008 de “Oito 48 13 Treze – A habitação coletiva como substrato de urbanização 1950 – 1970”. Desenvolve desde 2010 estudos e projetos no âmbito da arquitetura e urbanismo em Luanda, equilibrando a relação emotiva com o lugar onde nasceu e cresceu e o olhar privilegiado sobre o espaço físico como base documental para novas interpretações.

Rogério de Brito
Arquitecto – Angola
Arquitecto pela ESBAL-DA (actual Faculdade de Arquitectura de Lisboa) em 1983. Começou a actividade profissional ainda estudante da faculdade como colaborador do Arquitecto Barros da Fonseca. Discípulo dos arquitectos Tomás Taveira e João Luís Carrilho da Graça, terminada a formatura, emigrou para o Brasil, onde se estabeleceu e trabalhou por 7 anos até 1990.

Gauthier da Silveira
Arquitecto – Angola
Nascido em 1978, Artista plástico, Arquitecto e urbanista, licenciado pela universidade Agostinho Neto, Faculdade de Engenharia, departamento de Arquitectura, membro da Ordem dos Arquitectos de Angola sob o Nº 0358, fundador da empresa ENG & ARQ, consultoria Limitada, promotor imobiliário na empresa Gavilo Empreendimento Su, como Director técnico.

Pedro Vemba
Arquitecto - Angola
Natural do Uíge, nascido à 03 de Fevereiro de 1985. Licenciado em Arquitectura e Urbanismo pela Universidade Metodista de Angola(U.M.A). Possui formação em Agregação Pedagógica para Docentes universitários pela Universidade Óscar Ribas , Desde 2014 que trabalha em Filantrópia e como Docente. Em 2016 foi indicado como Educador Social e Embaixador da Firstgeneration (Angola).

Allan Cain
Arquitecto – Angola
É um arquiteto e especialista em desenvolvimento urbano e é director da Development Workshop Angola. Formado em Estudos Ambientais, fez seus estudos de pós-graduação na Architectural Association (Londres, Reino Unido) e outros estudos especializados na Harvard Business School. Possui mais de 35 anos de experiência profissional em Angola.

Paulo Filipe
Agrónomo – Angola
Especialista em segurança alimentar e nutricional e consultor para projectos de desenvolvimento do sector agrícola familiar. É formado em Agricultura e Recursos Naturais no Zimbabwe com mestrado em Política de Desenvolvimento Internacional com concentração em Macroeconomia do Desenvolvimento pela Universidade de Cornell, Nova York.

Belisário Santos
Jurista – Angola
Foi, até recentemente, Inspector Geral da Administração do Território e Director Nacional da Administração Local do Estado, do Ministério da Administração do Território. Está há anos engajado em processos de reforço da capacidade organizacional e institucional das Administrações Municipais e Cidades. Tem mais de 30 artigos publicados em livros, imprensa escrita e em webpages sobre descentralização, participação, governação e desenvolvimento local. Possui um Mestrado em Ciências (MSc.) de Governação e Gestão em Desenvolvimento Internacional pela Escola de Políticas Públicas da Universidade de Birmingham, Reino Unido. Frase favorita: Só com Governação Descentralizada e Participativa é que há Desenvolvimento Local Sustentável.

Angola

Organização

Ilidio Daio