30 de Outubro

Periferias globais e ações locais: habitação e produção agroecológica no Brasil e em Moçambique

Evento ao vivo


14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique


Facilitação gráfica: Ilka Correia

Descrição

Um diálogo sobre os limiares entre rural e urbano na Baixada Fluminense, em Pemba e em Mecuburi, a partir da atuação de organizações não-governamentais, em questões que permeiam a invisibilidade e ausência de políticas públicas, expulsão pelo espraiamento urbano e contribuição para redes agroecológicas de economia criativa e locais de assentamentos agrícolas periurbanos; a promoção do desenvolvimento econômico de comunidades pobres em territórios rurais a partir da formação profissional de jovens para o trabalho no campo e a produção de moradia para refugiados de territórios em conflito armado e vítimas de grandes catástrofes ambientais provocadas pelas mudanças climáticas. O webinar irá apresentar as realidades, iniciativas e resistências nesses dois países do eixo sul continental com foco nos desafios da habitabilidade, sustentabilidade, subsistência, produção agroecológica, desenvolvimento humano e econômico em territórios de extrema pobreza no contexto pós pandemia de COVID-19.

Moderação

Letícia de Lima Viana
Brasil
Professora do curso de arquitetura e urbanismo na Universidade Veiga de Almeida e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ com estágio de doutoramento no programa de sociologia e ciência política na Università Degli Studi di Torino (IT).

Painelistas

Taís Côgo Ferreira
Agente-CPT e Mestranda – UFRRJ – Brasil
Agente da Comissão Pastoral Da Terra no estado do Rio de Janeiro com atuação no assentamento de Campo Alegre em Queimados e mestranda no programa de pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas / UFRRJ.

Edina Lima Cardoso de Carvalho
Diretora Instituto Politécnico Familiar Rural de Mecubúri – Brasil/Moçambique
Colaboradora da Missão Mecuburi dos MSF - Nampula - Moçambique - África. Licenciada em Letras pela PUC Goiás. Pós graduação em adolescência e juventude peça FAGE- BH.

Domingos Manuel Ferrão
Engenheiro Agrônomo - Instituto Politécnico Familiar Rural de Mecubúri – Moçambique
Formador agrário no Instituto Politécnico Familiar Rural. Licenciatura em Engenharia Agrícola. Especialização em Agronegócio pelo Instituto Agrário de Chimoio.

Joseanair Hermes
Gestora de programas - Cáritas – Brasil/Moçambique
Gestora de programas da Cáritas atuando nos projetos de habitação da instituição em Moçambique para famílias que foram atingidas pelo ciclone Kenneth e pelo conflito armado local.

Danilo João Cuamba
Engenheiro civil – Cáritas – Moçambique
Engenheiro civil atuando nos projetos de habitação da Cáritas em Moçambique para famílias que foram atingidas pelo ciclone Kenneth e pelo conflito armado local.

Sandra Kokudai
Arquiteta e Urbanista/Rede Ecológica – Brasil
Arquiteta urbanista, participa da Rede Ecológica desde 2002, movimento autogestionário, que fomenta o consumo ético, solidário e ecológico através de compras coletivas, interação entre produtores e consumidores e integração com movimentos sociais. Com a pandemia iniciou a campanha Campo e Favela de mãos dadas contra o Coronavírus e a Fome com doação de alimentos agroecológicos .

Brasil, Moçambique

Organização

Letícia de Lima Viana

Parceiros

Universidade Veiga de Almeida
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Cáritas
Instituto Politécnico Familiar Rural de Mecubúri (IPFR)