16 de Outubro

Perspectiva de Gênero e da Infância para a Mobilidade Urbana no Pós COVID-19

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Celina Sakai

Descrição

A maioria das grandes cidades do Brasil decretou medidas de isolamento social a fim de conter da pandemia da COVID-19, tais restrições causaram significativas mudanças nos modos de deslocamento e no uso dos espaços públicos em um curto espaço de tempo. O que podemos tirar proveito destas experiências? Qual é a mobilidade na perspectiva de gênero e da infância que pode agregar um novo paradigma para a adaptação dos transportes e modos de deslocamentos nas cidades pós COVID-19? Com o objetivo de refletir sobre estas questões, o webinário convida 4 profissionais que atuam na área do planejamento urbanos e de mobilidade para apresentarem suas experiências e debaterem. Serão apresentados os principais conceitos para uma alternativa de desenvolvimento urbano adaptado à mobilidade sustentável, ações com foco nas crianças na Cidade de Valência e a perspectiva de gênero para repensar os modos de deslocamento.

Moderação

Rebeca Mello
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Rebeca Mello, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (Brasil) e Mestre em planejamento urbano e territorial pela Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne /Institut de Géographie (França). Possui experiência em planos e projetos de mobilidade e urbanismo no Brasil, França, Bolívia e Senegal.

Painelistas

Heloisa Barbeiro
Arquiteta Urbanista – Brasil
Heloisa Helena Barbeiro, brasileira, arquiteta e urbanista pela Universidade Mackenzie, em São Paulo (Brasil) e com Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico Regional e Local e Gestão do Território pela Universidade de Valladolid (Espanha). Atualmente é Diretora de Cidades e Territórios da IDOM no Brasil onde desenvolveu projetos urbanos para Brasil, Cuba, Peru, Espanha e Angola.

Francesc Arechavala
Geográfo – Espanha; Brasil
É licenciado em Geografía pela Universitat Autónoma de Barcelona e Master em Planejamento e Gestão da Mobilidade Urbana pela Universitat Politécnica Catalunya – Universitat Pompeu Fabra. Realizou projetos de mobilidade urbana na Espanha e Brasil. Faz parte da Associação de Pais e Mães de Valencia tendo desenvolvido uma serie de proposições para a mobilidade de crianças.

Jessica Lima
Professora UFAL – Brasil
Professora da Universidade Federal de Alagoas. Possui doutorado (2020) e mestrado (2016) em Engenharia Civil, área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas na Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Engenharia de Produção (2013) pela Universidade Federal de Pernambuco e em Engenharia Civil (2019). Produz conteúdo sobre mobilidade urbana no Instagram e Podcast @atransportista.

Brasil

Organização

Rebeca Vieira de Mello

Parceiros

Heloisa Barbeira
Francesc Arechavala
IDOM