30 de Outubro

Pesquisa acesso aos espaços públicos na pandemia: resultados e análises

Evento ao vivo


12h Brasília | 14h Cabo Verde | 15h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 16h Angola | 17h Moçambique


Descrição

Percebendo que muito se especulava sobre o futuro das cidades e do uso dos espaços públicos na pandemia da COVID-19, mas ainda com pouca escuta de como as pessoas estavam experimentando a cidade, decidimos perguntar e entender, principalmente, se a privação forçada dos espaços públicos poderia gerar maior valorização e vontade de participação e se a diminuição dos deslocamentos poderia ampliar a conscientização sobre os malefícios de políticas públicas centrada nos carros, e a busca por estruturas e hábitos mais ativos. A partir dos resultados indicamos políticas mais participativas e para a construção de uma cidade mais resiliente durante e após a pandemia, e conseguimos identificar três frentes importantes de ação nas cidades: ampliar a natureza no ambiente urbano; fortalecer os bairros e melhorar a caminhabilidade. Nesse papo, pretendemos mostrar os resultados, nossas reflexões e análises para colaborar com os desejos do futuro das cidades no curto e médio prazo.

Moderação

Leticia Sabino
ONG SampaPé! – Brasil
Caminhante. Mestre em Planejamento de Cidades e Design Urbano pela UCL, em Londres. Administradora de empresas pela FGV - EAESP, com pós graduação em Economia Criativa e Cidades Criativas. Fundadora e Presidente do SampaPé!, organização que atua desde 2012 para construir cidades mais caminháveis com as pessoas. Coordena projetos de caminhabilidade e engajamento. Idealizou a Paulista Aberta.

Painelistas

Bibiana Tini
Metrópole 1:1 – Brasil
Urbanista e arquiteta pela Universidade São Judas Tadeu, desde então, atua por cidades mais humanas e democráticas em projetos de participação social, mobilidade urbana, educação e infância. Estudou Participação Infantil nas Políticas Públicas de Mobilidade Urbana (CECIP 2019) e Advocacy & Relações Sociais (FGV 2020). É pós graduanda na Escola da Cidade e co-fundadora do coletivo Metrópole 1:1.

Louise Uchôa
ONG SampaPé! – Brasil
Caminhante. Mestre em Arquitetura Sustentável de Múltipla Escala pelo Politécnico de Milão e pós graduanda em Arquitetura, Educação e Sociedade na Escola da Cidade. Dedicada a pesquisas e projetos que conscientizam sobre a importância dos espaços públicos e da participação de crianças na criação de comunidades e cidades mais humanas e caminháveis.

Ana Laura Costa
ONG SampaPé! – Brasil
Urbanista e arquiteta, possui experiência em medição e avaliação de espaços públicos e propostas de desenho urbano adquirida no período trabalhado na empresa pública São Paulo Urbanismo. Também trabalhou na startup Cidades.co, atuando em projetos de requalificação de praças públicas. Atualmente trabalha no escritório Prototype e é colaboradora em projetos desenvolvidos pelo SampaPé!

Fernanda Pitombo
ONG SampaPé! – Brasil
Urbanista e arquiteta, pela Universidade de São Paulo (2018), com intercâmbio acadêmico (2015/2016) na Universidade de Salamanca, Espanha. Trabalhou na empresa pública São Paulo Urbanismo com projetos de desenho urbano e medições e avaliações de espaços públicos. Atualmente trabalha com restauro de edifícios e é colaboradora de projetos do SampaPé!

Bruna Sato
Metrópole 1:1 – Brasil
Urbanista e Arquiteta pela USP com intercâmbio na University of the Arts, Londres. Trabalhou com projetos comunitários em periferias de São Paulo e com o coletivo francês EXYZT, conhecido pelos projetos de urbanismo tático e ressignificação de espaços públicos. Co-fundadora do Metrópole 1:1, busca tornar cidades mais inclusivas, não apenas na sua formação mas também no processo de sua construção.

Douglas Farias
Metrópole 1:1 – Brasil
Urbanista e Arquiteto pela Universidade de São Paulo, com intercâmbio na Universidad Politécnica de Madrid e participação no programa de dupla formação em engenharia civil na EP-USP. Estudante de ciência de dados. Trabalha com urbanismo desde a sua passagem pela Prefeitura de São Paulo e atualmente, como co-fundador do Metrópole 1:1 atua por cidades e espaços públicos mais humanos e democráticos.

Brasil

Organização

Metrópole 1:1 (M1:1)

Parceiros

SampaPé!