21 de Outubro

Planos populares de ação regional: a cidade de Porto Alegre sob a ótica das comunidades

Evento ao vivo


19h Brasília | 21h Cabo Verde | 22h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 23h Angola | 00h (22/10) Moçambique


Descrição

O projeto Planos Populares de Ação Regional foi criado em 2018 a partir da reivindicação de alguns Conselheiros das Regiões de Gestão do Planejamento (RGPs) no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) de Porto Alegre. Com parcerias populares estabelecidas entre o IAB, CPLAB-UFRGS, CAC, EMAV com os Conselheiros, Delegados, moradores e movimentos sociais de cinco das oito RGPs do município, foi possível desenvolver uma estratégia de mobilização e participação social. O projeto ofereceu formação e assistência técnica através de oficinas participativas, espaços de discussão e proposição sobre questões urbanas relativas a cada RGP. Os Planos resultantes desse processo se distanciam do olhar exclusivamente técnico, buscando evidenciar as carências, os desejos, as dificuldades da vida cotidiana e, sobretudo, das lutas urbanas a partir de leituras comunitárias. O evento apresentará o Plano da RGP 1, o primeiro a ser finalizado, e o site do projeto, onde os resultados do projeto serão amplamente divulgados. O projeto conta com o patrocínio do CAU-RS.

Moderação

Camila Bellaver Alberti
Arquiteta e Urbanista / IAB RS – Brasil
É arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Desenvolve trabalhos na área de planejamento e desenho urbano, paisagismo e arquitetura. Faz parte do Conselho Diretor do IAB RS como 2ª vice-presidenta.

Painelistas

Clarice Misoczky de Oliveira
Arquiteta e Urbanista / IAB RS – Brasil
Arquiteta e urbanista e Dra. em Planejamento Urbano, professora PROPUR-UFRGS e conselheira superior IAB-RS.

Felisberto Seabra Luisi
Advogado Social – Brasil
Conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre pela Região de Gestão do Planejamento 1 (RP1).

Maristoni Lima de Moura
Educadora Social – Brasil
Maristoni Lima de Moura é Educadora Social, Coordenadora da Ksarosa Centro Cultural dos Catadores da RS, Embaixadora do Pympi My Carroça no RS, representação da Região de Gestão do Planejamento 1 (RP1) no Fórum de Participação Popular do Plano Diretor da cidade de Porto Alegre.

Ezequiel Morais
Militante do MLB – Brasil
Ezequiel Morais é militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e militante do Fórum Nacional de Reforma Urbana. Atualmente participa da Fora dos Muros. É fundador da Cooperativa 20 de Novembro.

Brasil

Organização

Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS)