14 de Outubro

Políticas Públicas no contexto atual – Educação, Saúde, Mobilidade e Migração

Evento ao vivo


19h Brasília | 21h Cabo Verde | 22h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 23h Angola | 00h Moçambique


Descrição

O evento aqui proposto versa promover discussões sobre as políticas urbanas, sociais e ambientais no Cariri cearense de modo a contribuir para o desenvolvimento regional sustentável. Nesse esteio, promover-se-á um painel de discussão virtual voltado ao tema “Políticas Públicas no contexto atual: Educação, Saúde, Mobilidade e Migração”. O momento em voga constitui a programação do I Simpósio de Políticas Urbanas, Sociais e Ambientais do Cariri, promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas – Laurbs. A atividade em questão apresenta como público-alvo gestores públicos e sociais, sociedade civil organizada, docentes e discentes da educação básica e superior de instituições de ensino públicas e privadas da região do Cariri cearense. Não obstante, os(as) conferencistas do evento são pesquisadores(as) e profissionais com notória relevância em suas respectivas áreas de atuação no território do Cariri Cearense.

Moderação

Polliana Barreto
Profa. Dra. (Docente na UFCA) – Brasil
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2018). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (2012). Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri (2004).Docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA) onde atua desde
2014.

Painelistas

Antonio Roberto
Prof. Me. (Coordenador da CREDE 20 –Brejo Santo) – Brasil
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - UMinho (Braga, Portugal). Mestre em Gestão e Avalição da Educação Pública pelo CAEd/UFJF-MG (2016). Atualmente coordena a CREDE 20 – Brejo Santo (desde 2015).

Emille Sampaio
Profa. Me. (Docente na UFCA) – Brasil
Médica professora da área de saúde coletiva da Universidade Federal do Cariri (FAMED-UFCA). Especialista em Saúde da Família pela UNA-SUS/UFC, com trabalho de conclusão de curso desenvolvido na temática gênero. Mestra em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ. Dedicada ao estudo dos campos da educação em saúde, saúde coletiva e suas relações com os movimentos sociais.

Silvana Nunes
Profa. Dra. (Docente na URCA) – Brasil
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), Mestra em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2013). É professora Adjunta no Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Coordenadora  do Observatório das Migrações no Estado do Ceará (OMEC/URCA).

Brasil

Organização

Suely Salgueiro Chacon

Parceiros

Diego Coelho do Nascimento
Polliana de Luna Nunes Barreto
Ricardo Cruz Macedo
Geovane Gesteira Sales Torres
Maria Mirelly Silva
Caio Ricardo da Silva
Regina Pimentel Cruz
Ricássia Silva Almeida
Laís Guimarães Galvão
Flávia Hellen