29 de Outubro

Projecto Piloto Smart Bairro – Comunidade Bairro Safende

Evento ao vivo


13h Brasília | 15h Cabo Verde | 16h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 17h Angola | 18h Moçambique


Descrição

O desafio de transformação das cidades africanas em Smart Cities em particular Cabo Verde, passa pela transformação dos bairros informais em bairros smarts, uma vez que mais de metade da população destas cidades vivem em bairros informais que nascem espontaneamente sem planeamento urbano e consequentemente sem acesso aos serviços básicos nomeadamente água, energia, vias de acesso e outros equipamentos e espaços públicos, em que os residente praticamente são excluídos do sistema. Estes bairros no entanto, apesar de serem bairros desordenados do ponto de vista urbanística, têm ativos que podem ser potenciados através de um programa de transformação do bairro num Bairro Inteligente, apostando nas pessoas do bairro que muitas vezes são pessoas com competências e formação que, com algum apoio e politicas assertivas do governo local e central, podem dar um contributo enorme no seu próprio desenvolvimento sustentável, que por sua vez, irá acelerar a transformação da cidade em Cidade Inteligente. Onde o bairro de Safende é um exemplo disso.

Moderação

Guevara Cruz
Gestor do projecto digital Cabo Verde – Cabo Verde
Atualmente, é gestor de projecto na Unidade de Gestão de Projectos Especiais do Ministério das Finanças. Possui 20 anos de experiência, no setor privado e público. Participou em projectos inovadores e estruturantes que contribuiram para o desenvolvimento do setor público TIC em CV e o reconhecimento internacional do país, a nível de governação eletrônica.

Painelistas

Loide Monteiro
Presidente da Fundação Smart City Cabo Verde – Enga Civil – Cabo Verde
Presidente e fundadora da Fundação Smart City Cabo Verde. CEO do grupo Loid Engenharia, empresa com mais de 20 anos de experiencia em planeamento urbano, actualmente promove o novo conceito de planeamento urbano que combina o design urbano com a tecnologia de ponta para melhorar radicalmente a vida urbana.

Redy Lima
Sociólogo Urbano, investigador – Cabo Verde
Redy Wilson Lima é formado em Sociologia e doutorando em Estudos Urbanos. É investigador, desenvolve pesquisas etnográficas no contexto cabo-verdiano nos campos da sociologia urbana, sociologia da violência e do crime, sociologia da juventude e movimentos sociais.

Evandro Holz
Engenheiro urbano – desenvolvedor de soluções para gestão urbana – Cabo Verde
Engenheiro urbano com 13 anos de experiência em mais de 25 países. Atualmente trabalha como assessor técnico internacional para o ONU-Habitat nos países africanos de língua portuguesa, e é o co-fundador e CEO da ClUrb, start-up que desenvolve ferramentas digitais para gestão urbana.

Ivan Moreira
Gestor do projecto Smart Bairro Safende – Cabo Verde
Gestor do Projecto atuando na Safende Bairro Smart que é promovido pela Associação Comunitária Amigos de Safende e a Fundação Smart City Cabo Verde. Tem cerca de 10 anos de experiência no processo de intervenção comunitária, atuando nas áreas de empoderamento das comunidades, principalmente jovens e mulheres

Cabo Verde

Organização

Fundação Smart City Cabo Verde (FSCCV)

Parceiros

Associação comunitaria amigos de Safende (ACAS)
ClUrb